23 janeiro 2012

Bookcrossing no Brasil

O que é Bookcrossing?
"O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é 'transformar o mundo inteiro numa biblioteca'. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos, possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal."
(Fonte: Bookcrossing Brasil)

Ok, agora vou relatar a minha experiência:
Há 2 anos eu “libertei” 4 livros meus (com as devidas etiquetinhas para localização), em estações de metrô. Eu fiz com a maior boa vontade, naquele momento eu me desapeguei, mas sei que no fundo eu esperava por algum resultado. Eu queria que realmente alguém que achasse aquele livro lesse e depois fizesse a mesma coisa que eu.
Passei dias tentando acompanhar a trajetória dos livros, mas não houve rastro de qualquer um. Fiquei pensando nas seguintes hipóteses sobre o ser humano que achou o livro:

- Não teve acesso a internet para registrar que estava com o livro.
- Pensou que ganharia um trocado vendendo para algum sebo.
- Ficou o livro e pronto.
- Leu e repassou para outra pessoa, mas que ambas não deram importância ao percurso do livro.
- Simplesmente jogou o livro no lixo.
Confesso que a última hipótese é a mais dolorida. Bom, de qualquer forma, seja o que for que foi feito com o livro, espero que tenha agregado alguma coisa na vida de alguém.

Nunca mais “libertei” meus livros, prefiro doa-los para alguma instituição ou dar para alguém que realmente goste de ler.

Então, o Bookcrossing realmente funciona no Brasil? O que vocês acham?
Até a próxima!