14 janeiro 2012

A escrivaninha de escritores

Fotografar um escritor em seu ambiente de trabalho. Penso que é como fotografar qualquer pessoa no seu local mais íntimo. A pessoa com suas manias, o modo de organizar seus papéis, rascunhos e livros. É como adentrar a fábrica daqueles que nos dão mundos e possibilidades. Tenho certeza que você também morre de curiosidade de saber como é a escrivaninha do seu escritor favorito, certo?

Pois existe uma fotógrafa que dedicou anos para registrar grandes escritores em seus ambientes de trabalho: Jill Krementz. Isso mesmo, a viuva de Kurt Vonnegut Jr, conhecida pelos seus trabalhos de fotojornalismo e livros infantis, compilou fotos de escritores em um livro de 1996, o The Writer's Desk, com um belo prefácio de John Updike e infelizmente sem edição brasileira.

O livro é uma dessas preciosidades fotográficas por vários motivos. Fotografando escritores desde a década de 1970 até meados de 1994 (uma média de 1500 imagens) ela consegue compilar a beleza da transição tecnológica dos escritores em pouco mais de 20 anos. Há o Stephen King em seu escritóro com computador à vontade com seu cachorro, a Susan Sontag posando na frente de um quadro da Olivetti mas repleta de papéis avulsos em sua mesa e claro, há Vonnegut escrevendo em meio a papéis bagunçados. 

Além de trazer as peculiaridades de cada escritor, em cada página os próprios dão depoimentos sobre o que e como é o ambiente de trabalho de um escritor. Interessante observar os deatlhes de cada foto, alguns posam e outros simplesmente são observados pelas lentes. Inspirador, não?

Você pode ler esse divertido texto do escritor Joca Reiners Terron falando do livro, no Blog da Companhia das Letras e a quem interessar, a Amazon tem alguns exemplares à venda. 

Uma pequena amostra do livro:















PS: quem me emprestou essa preciosidade foi o querido Tuca do O Leitor Comum

Emanuela também escreve no interrogAção.