21 fevereiro 2012

Curiosidade: e as lombadas de livros?

Junte alguns livros da sua estante e coloque-os lado a lado: em qual momento você tem que virar o pescoço pra ler alguma lombada diferente das demais?


 


Quando das minhas inúmeras visitas às bibliotecas e sebos, isso sempre me chamou atenção e sempre odiei o fato de ter que ficar virando o pescoço pra lá e pra cá. Sempre resmungava dizendo que os sebos e livrarias deveriam colocar os livros empilhados, e não um ao lado do outro. Na minha estante eles ficam assim:

 

Mas você sabe por que isso acontece?
Quando as editoras projetam um livro, elas primam pela sua exibição na prateleira ou em uma mesa. Geralmente livros de arte, arquitetura e decoração costumam ser exibidos empilhados em cima de mesas, portanto é comum vermos o título na lombada escrito de forma descendente, onde a leitura de cima para baixo é facilitada quando o livro está deitado. Este modelo de lombada é chamado de americano:

Fonte: http://designersjusticeiros.blogspot.com/2007/07/sobre-pan-logomarcas-e-lombadas-uma.html


Quando o livro é projetado para exibição em prateleiras, normalmente é adotado o estilo europeu de lombada, onde você vira o pescoço para a esquerda e percorre para a direita para ler todas as lombadas.  Nesse caso, se você colocar o livro em uma mesa com a capa pra cima, a escrita da lombada vai ficar de ponta cabeça.  



Fonte: http://designersjusticeiros.blogspot.com/2007/07/sobre-pan-logomarcas-e-lombadas-uma.html 



Mas no Brasil são adotados, geralmente sem critério, as duas ou mais formas de design de lombadas, fazendo assim com que o movimento de virar o pescoço continuamente seja uma realidade, principalmente em estantes de livrarias e sebos.

Você sabia dessa?