15 fevereiro 2012

Dica de Passeio Cultural - RJ

Real Gabinete Português de Leitura une Brasil e Portugal há 175 anos.
Biblioteca, no centro do Rio, possui 270 mil obras, incluindo livros raros.

Salão do Real Gabinete Português de Leitura (Foto: Edu Mendes)
Uma dica de passeio cultural aos cariocas: Como uma jóia escondida, o Real Gabinete Português de Leitura resiste ao tempo e ergue-se imponente no Centro do Rio.
Fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses dispostos a perpetuar a cultura natal no Brasil, a instituição cresceu em importância ao longo dos anos, e é considerada atualmente como a maior biblioteca de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo riquíssimo composto por 270 mil obras. Em suas prateleiras repousam livros raros, como um exemplar da edição princeps (primeira impressão de uma obra originalmente manuscrita) de “Os Lusíadas”, de Camões (1572) e manuscritos do "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco e do "Dicionário da Língua Tupy”, de Gonçalves Dias, além centenas de cartas de escritores. E todo esse material está à disposição do público no local ou na Internet, uma vez que o acervo foi todo informatizado. Algumas obras, como a edição princeps de "Os Lusíadas", ficam guardadas em lugares especiais e precisam de autorização prévia para serem consultadas.
O prédio que abriga a biblioteca levou sete anos
para ficar pronto (Foto: Ricardo Bhering)

Leia matéria completa: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/noticia/2012/02/real-gabinete-portugues-de-leitura-une-brasil-e-portugal-ha-175-anos.html

Serviço
Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luis de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2221-3138/2221-2960
Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira das 09h às 18h
Entrada franca
Site: http://www.realgabinete.com.br/portalWeb/