22 fevereiro 2012

O Futuro de Uma Ilusão - Sigmund Freud

Freud estava incluso no meu auto-desafio "7 livros em 7 dias", li-o muito intensamente.

Qual o futuro da humanidade? Este é o ponto de partida de “O futuro de uma ilusão”, ensaio escrito por Sigmund Freud (1856-1939) em 1927, em pleno e agitado período entreguerras. Se a cultura humana repousa precariamente sobre a repressão de impulsos antissociais naturais a todos, a religião é a principal força a controlar estes impulsos, o que nos leva à outra pergunta: qual a origem psicológica da necessidade do sentimento religioso no indivíduo?
O que, em cada pessoa, a torna propensa a crer num sistema irracional, indemonstrá­vel e de recusa à realidade? Freud demonstra que a religião (“a neurose obsessiva universal da humanidade”) depende de sentimentos infantis não resolvidos e afirma ser ela, bem como seus dogmas, a culpada pela atrofia intelectual da maior parte dos seres humanos. Para Freud, a fim de o homem se organi­zar razoável e saudavelmente sobre a Terra, livre de ilusões, urge uma mudança radical nas formas de educação – que ele defende magistralmente neste texto breve mas impactante, tan­to hoje quanto na época de sua publicação.

Após a leitura do livro li dois artigos sobre essa obra na portalgens.com.br/filosofia e no artigo de Marcio Gimenes de Paula:

Resumo do artigo: O objetivo do presente artigo é analisar a temática da religião enquanto patologia psíquica na Essência do cristianismo de Feuerbach e demonstrar o quanto tal concepção influencia na análise freudiana da religião, notadamente na obra O futuro de uma ilusão.
Para ambos os autores, a religião, além de seu componente doentio, se constitui numa ilusão e em algo que não pode fornecer nenhum futuro à humanidade. Assim sendo, a crítica freudiana à religião demonstra sua afinidade com um tema clássico dos pensadores pós-hegelianos, que a recusavam, apontando-a como um fator de alienação.

Palavras-chave: Filosofia da religião, Psicanálise, Religião, Cristianismo, Teologia

Título original: O Die Zukunft Einer Illusion
Autor: Sigmund Freud
Tradução: Renato Zwick
Editora: L&PM Coleção Pocket
Páginas: 144
Gênero: Psicanálise; Ensaio
ISBN: 978.85.254.1998-9






Fontes: http://www.lpm-editores.com.br e psicanaliseefilosofia.com.br