16 março 2012

Vamos Salvar os Nosso Livros, vamos ler!

No dia 12 deste mês conversei com a carismática Dona Maria Ione, responsável pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Vila Yolanda em Osasco, referente aos livros disponíveis para empréstimo na biblioteca do Centro, onde suporta hoje cerca de 2 mil títulos de livros de enorme riqueza de temas e estilos, biblioteca esta que a população do bairro sequer tem conhecimento da existência.
Estes livros na realidade pertencem a Associação de Moradores do Bairro Vila Yolanda, que através de doações da própria população conseguiram reuni-los, mas por não possuírem um local próprio para um biblioteca em nosso bairro, o CRAS cedeu uma das salas para comportar esta pequena, mas valiosa reunião literária. Títulos como “A Ilha” (Aldous Huxley), “1984” (George Orwell), “O Vermelho e o Negro” (Stendhal) e “Feliz Ano Velho” (Marcelo Rubens Paiva), além de diversos escritores como Agatha Christie, Stephen King, Herman Hesse, Jack London, Hemingway, Pirandello, Nabokov e os clássicos da literatura brasileira; enciclopédias, dicionários e didáticos, são alguns dos livros que compõem as prateleiras da bibliotequinha. 

Prédio do CRAS Vila Yolanda - Osasco/SP
Iniciei a conversa com Dona Ione me apresentando como Eni Miranda, escritora&nadadisso, que está criando o Projeto da Salvação dos Livros, em parceria com o blog Dose Literária, sorriso no rosto entreguei os marcadores do blog e os olhos da Dona Ione brilharam. Assim que sentei falei um pouco mais do nosso blog e a conversa foi fluindo que até o celular do filho dela que é psiquiatra e tem um projeto de literatura ela me passou. Que pessoa linda de se conhecer é Dona Ione, uma senhora de 76 anos, Assistente Social, que terminou a faculdade a pouco tempo. Trabalhou a vida inteira com Assistência Social, é uma daquelas pessoas que a gente deve conhecer antes de morrer, tamanho conhecimento que ela possui e exemplo de vida que é. Eu passaria falando da Dona Maria Ione Ferreira aqui o post inteiro, mas vamos à conversa que tive com ela sobre esse projeto. 
Prancheta na mão, fui com perguntas elaboradas antes numa breve pesquisa internética que fiz sobre o CRAS. Me sentindo A jornalista, câmera no pescoço e tudo mais. Ela respondeu às perguntas e foi explicando os porquês.
Há MUITOS porquês, e muitas interrogações. Não consegui autorização para fotografar internamente, portanto, só foto externa do CRAS. Enfim, muita burocracia que vem no nível hierárquico, e acima dela vem a Assistência Social, a Prefeitura de Osasco... e Dona Ione deixando claro o tempo todo que se dependesse dela, esses livros estariam na mão de toda a população através do Projeto da Salvação dos Livros.
A história é longa, mas eu preferi dirigir para um lado mais social e venho aqui promover este CRAS e essa linda bibliotequinha que ele abriga.
Aos moradores do bairro Vila Yolanda que estiverem em casa neste momento e por um acaso caíram na pesquisa aqui no Dose Literária, estiverem a toa, sem saber o que estão fazendo na internet, dá uma passadinha lá no CRAS e pega um livro para ler. Não paga nada! É um conhecimento que vai te entreter mais que um programa de televisão. Tá, adoro cinema e seriado também, mas não dispenso a leitura de um bom livro. Eu garanto, vai ser bom. Vamos Salvar os Nossos Livros, vamos lê-los! Não há desculpa de “não tenho dinheiro para comprar livro”, gente, é de graça!
“Não tenho tempo”, tá fazendo o que aqui então? O nosso vocabulário está entrando em extinção, quem dirá nossa leitura. Não podemos parar de ler, nunca!

Placa CRAS Vila Yolanda
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
Bairro: Vila Yolanda
Cidade: Osasco – SP

Órgão mantenedor: PMO – Assistência Social
Responsável: Maria Ione Ferreira
Endereço: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1992 – Vila Yolanda – Osasco/SP
Telefone: 3699-4201

Atividades disponíveis no CRAS Vila Yolanda: aulas de Yoga, Ginástica, Crochê, Libras, Informática (todos GRATUITOS).
Como é possível fazer doações de livros: Pela Associação de Moradores do Bairro Vila Yolanda
O que é necessário para pegar emprestado um livro no CRAS: RG – Nome Completo – Comprovante de Residência
Quantos livros possuem na biblioteca do CRAS: cerca de 2 mil livros.
Quantos livros são emprestados por mês (em média): de 20 a 25 livros.
Por quanto tempo o livro fica emprestado?: cerca de 15 dias.
Qual é o público que mais pega emprestados os livros (jovens, adultos, crianças): Senhoras de idade.
Alguns títulos disponíveis para empréstimo: Lolita - Vladmir Nabokov, A Ilha – Aldous Huxley, IT - Stephen King, 1984 – George Orwell, Feliz Ano Velho – Marcelo Rubens Paiva, Demian - Hermann Hesse, O Vermelho e o Negro – Stendhal.
O CRAS pode fazer doações de livros?: somente empréstimo.
É possível fazer troca de livros? Mediante conversa com o presidente da Associação de Moradores.

Estão todos convidados a conhecer a bibliotequinha do CRAS, os trabalhos da Dona Ione, e as aulas gratuitas para a população do bairro!

Até o próximo "Dose na rua".