06 maio 2012

Clássico do mistério e horror: Dr. Jekyll e Mr. Hyde

No final do século XIX, com cerca de 4 milhões de habitantes, Londres enfrentou um período de crises financeiras, diferenças sociais gritantes, desemprego, e com isso, o número de crimes como roubo e assassinato aumentaram, sendo a noite e a neblina londrina vitoriana o palco para estes criminosos atuarem.
Toda essa atmosfera de medo e pavor ao cair da noite é o pano de fundo desta magnífica história, precursora do estilo mistério-gótico, que viria a inspirar diversos outros autores contemporâneos de suspense e horror.

Baseado na história real de um escocês que tinha vida dupla, chamado Willian Brodie, que de dia era um respeitado marceneiro e à noite, roubava as casas dos moradores da cidade; O Médico e O Monstro trata da história de um médico elegante, requintado e de boas maneiras, Dr. Jekyll, que estranhamente defende e protege - deixando-lhe toda sua herança - o assustador e grotesco Mr. Hyde.
O advogado do médico, Sr. Utterson, suspeitando de tais maneiras, passa a investigar a vida do Doutor: que realiza pesquisas e descobertas apavorantes a respeito da natureza má do ser humano e conclui seus estudos e experiências com sucesso.
Os três são as personagens principais dessa tão elaborada e enredada fantasia.

Author: R. L. Stevenson
Stevenson domina a narração com maestria, sempre em primeira pessoa, é criativo, predispondo fabulosas passagens, instigando o leitor a só parar na última linha, nos levando à um ambiente soturno que nos prende a respiração.
Do mistério, do horror e do suspense, O Médico e o Monstro ou O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde é um desses clássicos da literatura mundial que temos a obrigação de ler um dia na vida, não é a toa que está incluso na lista dos 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer. De autoria do escocês Robert Louis Stevenson, a obra foi publicada pela primeira vez em 1886, e virou filme em 1941. A história já inspirou diversos artistas e produtores, sendo reproduzido também através de história em quadrinhos, desenho animado, seriado, teatro, música e outros filmes.
Além de sua importância e do valor literário que O Médico e o Monstro possui, a expressão “Jekyll e Hyde” é banalmente utilizada para definir uma pessoa diagnosticada psicologicamente com múltiplas personalidades e alter egos.
Com tamanha contribuição ao mundo literário, impossível dispensar leitura tão aprazível.
Uma ótima companhia aos apreciadores do estilo!

Título original: Dr. Jekyll and Mr. Hyde
Gênero: Ficção escocesa-terror.
Autor: R. L. Stevenson (1850-1894)
Editora: L&PM - Coleção Pocket
Ano: 2002
Páginas: 112
ISBN: 85.254.1123-X