09 maio 2012

Frases e citações: Dia das mães

“O dia das mães é aquele em que havemos de deixar que, com as raízes plantadas em nosso jardim interior, onde guardamos tudo o que de mais íntimo e real existe em nós, desabroche a flor da gratidão àquela a quem devemos o que intrinsecamente somos. É um dia sagrado em que proclamamos o reconhecimento da afeição mais pura que nos terá abençoado a vida. E para dizê-lo, só encontraremos uma palavra: mamãe.” (Vivaldo Coaracy)

-------

As Crianças Chatas

Não posso. Não posso pensar na cena que visualizei e que é real. O filho que está de noite com dor de fome e diz para a mãe: estou com fome, mamãe. Ela responde com doçura: dorme. Ele diz: mas estou com fome. Ela insiste: durma. Ele diz: não posso, estou com fome. Ela repete exasperada: durma. Ele insiste. Ela grita com dor: durma, seu chato! Os dois ficam em silêncio no escuro, imóveis. Será que ele está dormindo? - pensa ela toda acordada. E ele está amedrontado demais para se queixar. Na noite negra os dois estão despertos. Até que, de dor e cansaço, ambos cochilam, no ninho da resignação. E eu não agüento a resignação Ah, como devoro com fome e prazer a revolta. (19 de agosto de 1967)

-------

“Quando sentires o desejo de enxugar uma lágrima, de socorrer um infeliz, de repartir o pão com o faminto, de te lançar à morte para salvar a vida do próximo, verás ao teu lado, qual anjo da guarda a te inspirar o pensamento do Bem, a sombra querida de tua mãe.”

-------

“Pai e filho são dois seres. Mãe e filho um apenas.”

-------

"O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão." (Honoré de Balzac)