18 maio 2012

1001 Livros: O Guia do Mochileiro das Galáxias

Volume Um da Trilogia de Cinco

Não entre em PÂNICO!


Escrito há mais de 30 anos atrás, é até hoje um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, considerada a bíblia geek, e já vendeu mais de 15 milhões de exemplares por todo o mundo. Está na lista dos 1001 Livros para Ler Antes de Morrer, pois contribuiu muito para a ascensão das histórias de sci-fi, alçando voo às diversas prateleiras e diversos tipos de público de todo o mundo, tanto em faixa de idade quanto em estilos literários, com críticas subliminares a burocracia, política e instituições governamentais.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é o primeiro título desta série que contém outros 4 volumes, e que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Perfect, um E.T. que vivia na Terra disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisas de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Os dois escapam da destruição do planeta Terra para que fosse construída uma autoestrada intergaláctica e pegam carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Perfect.

Irônico, de humor ácido e o livro que de longe é o mais viajado que já li na vida. Sentido, este livro não faz nenhum!
Quero dizer, toda a história de alguma maneira acaba fazendo sentido se o lermos com o intuito de nos divertirmos e pensarmos a respeito da vida além Terra e das improbabilidades que surgem durante a epopéia da dupla universo a fora como se fossem realmente possíveis, mas o interessante mesmo é que Adams não conhece o significado de monotonia numa história, e no meio de um diálogo entre um terráqueo e um robô depressivo, algo inesperado e completamente sem noção acontece. Se o leitor não entrar no ritmo do autor, ou se espera algum aprendizado intelectual na história, é melhor que nem o leia.
Para mim, foi um ótimo e divertido passatempo.

Esta “Trilogia de Cinco” é composta pelos volumes:
1 – O Guia do Mochileiro das Galáxias
2 – O Restaurante no Fim do Universo
3 – A Vida, O Universo e Tudo Mais
4 – Até Mais, E Obrigado Pelos Peixes!
5 – Praticamente Inofensiva

Título original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Editora: Sextante
Autor: DOUGLAS ADAMS
Ano: 2009
Gênero: Viagens interplanetárias; Ficção; Ficção científica inglesa
Páginas: 156
ISBN: 978-85-99296-94-3