20 junho 2012

Alguém + um livro (Parte II)

Seguimento do post da série ESCRITORES + UM LIVRO. Nesta segunda parte veremos imagens de escritores contemporâneos com um livro (ou em uma biblioteca), e um pequeno trecho sobre vida e obra de cada um.

Anne Rice, escritora estadunidense
Anne Rice (1941): Atualmente está com 70 anos, é mundialmente conhecida por suas histórias de terror e fantasia envoltas em atmosfera gótica, autora da série Crônicas Vampirescas que possuem os elogiados “Entrevista com o Vampiro”, “O Vampiro Lestat”, “A Rainha dos Condenados”, “O Vampiro Armand” dentre outros de mesmo valor. São mais de 30 obras publicadas em 6 séries.

Clarice Lispector, escritora brasileira
Clarice Lispector (1920 – 1977): Escritora, jornalista e tradutora, nasceu na Ucrânia mas se naturalizou brasileira aos 2 meses de idade. Aos 23 anos publicou seu primeiro romance “Perto do Coração Selvagem”, mas suas obras mais conhecidas são “A Paixão segundo G. H.” e “A Hora da Estrela”. Totalizam cerca de 30 de suas obras já publicadas, entre romances, contos, antologias e literatura infantil.

Dan Brown, escritor americano
Dan Brown (1964): Hoje com 47 anos, o escritor norte-americano iniciou sua carreira literária publicando seu primeiro livro “Fortaleza Digital” aos 34 anos. Em seguida vieram “Ponto de Impacto” e “Anjos e Demônios”, mas Brown ficou mundialmente conhecido pelo best-seller “O Código da Vinci” que o tornou milionário, totalizando mais de 80 milhões de cópias vendidas, publicados em mais de 50 idiomas.

Hilda Hilst, escritora paulista
Hilda Hilst (1930 – 2004): Poeta, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira, é considerada uma das maiores escritoras do século XX. Foram publicadas mais de 20 de suas poesias, 12 ficções, 8 de seus teatros e 11 de suas obras traduzidas em francês, italiano, inglês e alemão. Ganhou diversos prêmios literários em seus 50 anos de carreira literária.

J. K. Rowling, escritora inglesa
J. K. Rowling (1965): Escritora britânica de ficção e fantasia, autora dos sete livros da famosa e premiada série “Harry Potter”, e de três outros pequenos livros. Foi a primeira escritora a se tornar bilionária escrevendo livros. “Harry Potter” foi traduzido em 64 idiomas e todos os 7 livros da série viraram filmes.

Meg Cabot, escritora americana
Meg Cabot (1967): A estadunidense é mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros, dentre os quais seu maior best-seller é a série de dez volumes “O Diário da Princesa”. Vários de seus livros já viraram filmes, e aos 45 anos de idade, Meg diz pretender lançar diversos outros títulos e séries.

Marion Zimmer Bradley, escritora estadunidense
Marion Zimmer Bradley (1930 – 1999): A norte-americana escritora de romances sobre fantasia e ficção científica, tem como seu Magnum opus as séries “As Brumas de Avalon” e “Darkover”. É uma das autoras mais lidas no mundo inteiro.

Neil Gaiman, escritor americano
Neil Gaiman (1960): Autor de romances e quadrinhos inglês, suas criações quadrinísticas mais conhecidas são “Sandman”, “The Spirit”, e “Spawn”, todos já tiveram adaptações para o cinema. Seus livros mais lidos são “Coraline”, “Deuses Americanos”, “Lugar Nenhum” e “O Livro do Cemitério”. Gaiman está atualmente com 51 anos.

Nick Hornby, escritor inglês
Nick Hornby (1957): Autor de “Alta Fidelidade”, “Um Grande Garoto”, “Juliet, Nua e Crua” e “Slam”teve já 4 de suas obras adaptadas para as telas. Possui 10 livros publicados, e atualmente está fazendo roteiros para o cinema.

Paul Auster, escritor norte-americano
Paul Auster (1947): É autor de vários best-sellers como “Timbuktu”, “O Livro das Ilusões”, “A Noite do Oráculo” e “A Música do Acaso”. Totalizando 24 livros escritos, faz também roteiros para o cinema.


Umberto Eco, escritor italiano
Umberto Eco (1932): O escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional, é conhecido no mundo literário por suas obras “O Pêndulo de Foucault” e “O Nome da Rosa”. Tem 6 romances e mais de 30 ensaios publicados. Está com 80 anos.

Confira na Parte I: Hermann Hesse, Truman Capote e Harper Lee, Arthur Conan Doyle, Samuel Beckett, Carl G. Jung, José Saramago, Simone de Beauvoir, C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, T. S. Eliot.

Fonte de imagens: Blog Meia Palavra