23 junho 2012

Alguém + Um livro (Parte III)

Acompanhe: Parte I e Parte II.

Agatha Christie, escritora inglesa e Dama do Suspense
Agatha Christie (1890-1976): A britânica mundialmente conhecida como “Rainha do Crime” foi uma romancista policial autora de mais de oitenta títulos. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o mundo, superados apenas pelas obras de Shakespeare, com mais de 4 bilhões de cópias vendidas em diversos idiomas. Suas obras mais conhecidas são “O Caso dos Dez Negrinhos”, “Assassinato no Expresso do Oriente”, “O Natal de Poirot” e “A Ratoeira”. 

Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987): O poeta, contista e cronista mineiro, nascido em Itabira é um dos mais influentes e respeitados escritores brasileiros. Sua obra literária é extensa e de grande importância para a nossa literatura. Seus trabalhos mais memoráveis estão reunidos em diversas publicações antológicas.

Chico Buarque, compositor, escritor, dramaturgo e cantor brasileiro
Chico Buarque (1944): O carioca, músico, dramaturgo e escritor é conhecido por ser um dos maiores nomes da MPB. Escreveu peças conhecidas como “Ópera do Malandro” e “Roda Viva”. Como escritor, possui trabalhos premiados e elogiados como “Estorvo”, “Budapeste” e o mais recente lançado em 2009 “Leite Derramado”. Chico está atualmente com 68 anos.

Jorge Amado, escritor brasileiro
Jorge Amado (1912-2001): Este baiano de Itabuna foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como “Tieta do Agreste”, “Gabriela, Cravo e Canela” e “Teresa Batista Cansada de Guerra” são criações suas, além de “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “Tenda dos Milagres”. A obra literária de Jorge Amado também conheceu inúmeras adaptações para cinema e teatro. Ganhou diversos prêmios, e ocupou a cadeira 23 da ABL. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em 49 idiomas, existindo também exemplares em braille e em fitas gravadas para cegos.

Francis Scott Fitzgerald, escritor estadunidense
F. Scott Fitzgerald (1896-1940): É considerado um dos maiores escritores americanos do século XX. Tem mais de 10 obras publicadas, além de contos e roteiros para cinema, seus livros são conhecidos no mundo inteiro, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “O Grande Gatsby”, “Suave é a Noite” e “O Ultimo Magnata” são alguns deles.

Henry Miller, escritor americano
Henry Miller (1891-1980): O estilo deste escritor norte-americano é caracterizado pela mistura de autobiografia com ficção. Muitas vezes lembrado como escritor pornográfico, escreveu também livros de viagem e ensaios sobre literatura e arte. Algumas de suas principais obras são: “Trópico de Câncer”, “Trópico de Capricórnio”, “O Mundo do Sexo”, “Pesadelo Refrigerado”, e seu Magnum opus a trilogia “Sexus, Plexus, Nexus”.

Luís Fernando Veríssimo, escritor rio grandense
Luís Fernando Veríssimo (1936): O escritor gaúcho é conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Veríssimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. A mente brilhante do escritor já produziu mais de 70 livros, todos publicados, dentre eles “Ed Mort e Outras Histórias”, “O Analista de Bagé”, “A Velhinha de Taubaté”, “Humor nos Tempos do Cólera”, dentre outros, todos lançados pela editora L&PM.

Gabriel García Márquez, escritor colombiano
Gabriel García Márquez (1927): O escritor, jornalista, editor, ativista e político colombiano recebeu o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra, que entre outros livros inclui o aclamado “Cem Anos de Solidão”. Dentre seus outros conhecidos trabalhos estão “O Amor nos Tempos do Cólera”, “Do Amor e Outros Demônios” e “Memória de Minhas Putas Tristes”. Márquez está atualmente com 85 anos e em 1 de abril de 2009 declarou que se aposentou e não pretende escrever mais livros.

Pablo Neruda, poeta chileno
Pablo Neruda (1904-1973): Foi um poeta chileno, bem como um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX. Ganhou o Nobel de Literatura em 1971, possui mais de 30 obras publicadas e as suas mais conhecidas são “Cem Sonetos de Amor”, “Jardim de Inverno”, além do filme “O Carteiro e o Poeta” uma obra de ficção baseado na vida de Neruda.

Virgínia Woolf, escritora inglesa
Virgínia Woolf (1882-1941): Foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Seus trabalhos mais famosos incluem os romances “Mrs Dalloway”, “Passeio ao Farol” e “Orlando”, bem como o livro-ensaio “Um Quarto Só Para Si”. Possui 15 obras, todas publicadas durante a vida. Virgínia suicidou-se aos 59 anos.

Fonte de imagens: Blog Meia Palavra.