12 junho 2012

Alguém + um livro (Parte I)

Mais uma série de posts que devido ao enorme conteúdo serão dividido por partes. Nesta, veremos imagens de famosos artistas (músicos, escritores, políticos, atores, etc) + um livro. A ideia veio do blog Meia Palavra, que de todos os blogs sobre livros e literatura que visito, considero um dos melhores!

Começaremos listando alguns ESCRITORES + UM LIVRO, citando um resumo da vida e obra:

Hermann Hesse, autor de "O Lobo da Estepe"
Hermann Hesse (1877 - 1962): Escritor alemão naturalizado suiço, ganhador do Nobel de Literatura em 1946,  autor de mais de 35 obras dentre elas "O Lobo da Estepe", "Sidarta", "Demian" e "O Jogo das Contas de Vidro".

Truman Capote e Harper Lee, escritores, vizinhos e amigos de longa data
Truman Capote (1924 - 1984): Americano, pioneiro no jornalismo literário, escreveu contos, novelas, romances, roteiros de filmes, musicais da Broadway, peças de teatro e seus trabalhos mais conhecidos são "Bonequinha de Luxo", "A Sangue Frio" e "Música para Camaleões".


Harper Lee (1926): Escritora norte-americana que ganhou o Pulitzer em 1961 pela sua obra-prima "O Sol é Para Todos". 

Sir Arthur Conan Doyle e o filho Adrian, ambos escritores de "Sherlock Holmes"
Arthur Conan Doyle (1859 - 1930): Escritor e médico britânico nascido na Escócia, mundialmente famoso por suas mais de 60 histórias sobre o detetive "Sherlock Holmes". Adrian era o quarto, dos cinco filhos que teve.

Samuel Beckett, dramaturgo e escritor irlandês
Samuel Beckett (1906 - 1989): Recebeu o Nobel de Literatura de 1969 e teve suas obras traduzidas em mais de 30 idiomas, utiliza em sua escrita uma riqueza metafórica imensa, privilegiando uma visão pessimista acerca do fenômeno humano. É considerado um dos principais autores do denominado teatro do absurdo. Sua obra mais famosa é a peça "Esperando Godot".

Carl Gustav Jung, escritor e psiquiatra
Carl Gustav Jung (1875 - 1961): Conhecido psiquiatra suiço fundador da psicologia analítica e das ideias notáveis sobre o Inconsciente coletivo, Individuacão e Arquétipos. Só no Brasil há mais de 30 de seus livros e estudos publicados, é um dos autores mais estudados e influentes do meio da psicologia e psiquiatria.

José Saramago, escritor português
José Saramago (1922 - 2010): Escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português, ganhou o Nobel de Literatura em 1998. Ateu convicto, teve mais de 40 trabalhos publicados, dentre os mais conhecidos "Ensaio Sobre a Cegueira", "As Intermitências da Morte", "Caim", "A Jangada de Pedra" e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".

Simone de Beauvoir, escritora e filósofa francesa
Simone de Beauvoir (1908 - 1986): Feminista, filósofa existencialista e escritora de diversos romances, monografias sobre filosofia, política, sociedade, ensaios, biografias e uma autobiografia. "Os Mandarins", A Força das Coisas", "Tudo Dito e Feito", "O Segundo Sexo" e "A Velhice" são seus trabalhso mais conhecidos. Manteve um relacionamento aberto e maduro com o escritor Jean-Paul Sartre.

C. S. Lewis, escritor de "As Crônicas de Nárnia"
C. S. Lewis (1898 - 1963): Professor universitário, teólogo anglicano, poeta e escritor britânico, se destacou pelo seu trabalho acadêmico sobre literatura medieval e pela série "As Crônicas de Nárnia" dividida em 7 livros. Ao longo da vida foi autor de mais de 40 obras.

J. R. R. Tolkien, autor de "O Senhor dos Anéis"
J. R. R. Tolkien (1892 - 1973): Nascido na África do Sul e radicado no Reino Unido, Tolkien foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo que ficou famoso por "O Hobbit", "O Silmarillion" e pela trilogia "O Senhor dos Anéis".

T. S. Eliot, escritor americano
T. S. Eliot (1888 - 1965): Poeta modernista, dramaturgo e crítico literário inglês, nascido nos Estados Unidos, ganhou o Nobel de Literatura em 1948, autor de "O Livro dos Gatos", "Assassínio na Catedral", "A Essência da Poesia", além de ensaios e poesias reunidas em diversas publicações.