25 junho 2012

Dica de passeios: Museus literários no Brasil (parte II)

São Paulo:
O Centro Cultural São Paulo  é uma instituição pública subordinada à Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo que reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, cursos diversos, teatros e cinema, eventos de literatura e poesia, oficinas e cursos, dentre outras atrações e opções de entretenimento. O Centro Cultural localiza-se na Av. Vergueiro, 1000,  capital paulista.
Centro Cultural São Paulo, SP

Goiás:
O Museu Casa de Cora Coralina está localizada na cidade de Goiás, às margens do rio Vermelho, que busca preservar e divulgar a obra da poetisa brasileira Cora Coralina. Também conhecida como Casa Velha da Ponte, a construção foi edificada em meados do século XVIII. A casa pertenceu ao desembargador Francisco Lins dos Guimarães Peixoto, pai da poetisa, tendo sido adquirida incialmente no início do século XIX. A construção apresenta características típicas da arquitetura colonial brasileira. O Museu foi criado pela Fundação Cora Coralina e inaugurado em 1989. No acervo há desde peças de roupas, até fotos, utensílios domésticos, livros, móveis e cartas, no interior da casa; além do jardim nos fundos, e da bica de água potável.
Faça uma visita virtual ao museu: http://www.museuvirtual.ufsj.edu.br/cora_br/

Museu Casa de Cora Coralina, Goiás/GO
Espírito Santos:
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo está localizado na capital capixaba e ocupa um edifício construído em 1925, que já sediou o “Serviços de Melhoramentos”, tendo também acolhido o Diário Oficial, setores da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos e a Secretaria da Fazenda. O Museu de Arte do Espírito Santo pode receber exposições nacionais e internacionais, tem cinco salas e hall, em dois pisos. Tem também uma biblioteca com cerca de 3 mil títulos em diversas temáticas.
Horários de Visitação à biblioteca: Terça a Domingo, de 10 às 17h30
MAES, Vitória/ES
Ceará:
O Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura é um centro cultural, um espaço de cultura e lazer da cidade de Fortaleza. Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, e serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Nos seus quase 30 mil metros quadrados de área de convivência, inclui espaços como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, a Biblioteca Pública Menezes Pimentel, uma moderna sala teatro, duas salas de cinema, o Planetário Rubens de Azevedo, o Anfiteatro Sérgio Mota, um auditório e salas de aula. A biblioteca possui um acervo composto por 70 mil volumes e 40 mil títulos. Dispõe do quarto maior acervo de Obras Raras do país, onde se destacam a coleção de jornais do século XIX e livros do século XV.
Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura, Fortaleza/CE
A Casa de José de Alencar é uma instituição cultural mantida pela Universidade Federal do Ceará e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1964. A área da instituição abriga uma casa onde José de Alencar viveu sua infância na então cidade de Messejana, hoje bairro de Fortaleza. Sua área atual é de nove hectares e compreende uma pequena casa do conjunto original erguida em 1826, atualmente chamada de "casinha", as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, o Museu Arthur Ramos, Pinacoteca Floriano Teixeira, a Biblioteca Braga Montenegro com cerca de 2 mil títulos disponíveis e um restaurante.
Casa de José de Alencar, Fortaleza/CE
Quer mais dicas de passeios culturais, museus literários e bibliotecas públicas em sua cidade ou estado? Escreva-nos: contato@doseliteraria.com.br