21 junho 2012

"Leitura", de Almeida Júnior e Pinacoteca do Estado/SP

Leitura (1892), de Almeida Júnior.
Leitura é uma inspiradora pintura das 26 que foram transferidas do Museu do Estado e que hoje constituem o acervo-base da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Artista: Almeida Júnior (1850-1899)
Título: English: Perusal / Português: Leitura
Data:
1892
Técnica: Óleo sobre tela
Dimensões: 95 × 141 cm
Localização atual: Pinacoteca do Estado de São Paulo
Fonte/Fotógrafo: Scan from Pinacoteca-Safra catalogue.

Pinacoteca do Estado, Jardim da Luz
A Pinacoteca do Estado é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Localizado na capital Paulista, ocupa um edifício no Jardim da Luz. É o mais antigo museu de arte de São Paulo, fundado em 1905 e regulamentado como museu público estadual desde 1911.
Recebe cerca de 500 mil visitantes e realiza em média 30 exposições por ano. A área central abriga o Projeto Octógono Arte Contemporânea, e no térreo estão as áreas técnicas, o auditório e a cafeteria.
O foco principal de todo trabalho desenvolvido pela Pinacoteca do Estado de São Paulo é aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos, edifícios e memórias; da consolidação e ampliação desses acervos; e do estímulo à produção artística.


Biblioteca da Pinacoteca do Estado
Bases de dados da Biblioteca 
Acervo geral (livros, catálogos, DVD, CD), Coleções Especiais (fotografias, cartazes, documentos), Vocabulário Controlado.

Visite: pinacoteca.org.br