27 junho 2012

The West Memphis Three

Em 1993, três meninos foram assassinados em West Memphis, no Arkansas. Três adolescentes (Damien Echols, Jessie Misskelley Jr. e Jason Baldwin) foram condenados e ficaram conhecidos como The West Memphis Three. Misskelley e Baldwin pegaram prisão perpétua, Echols foi condenado à morte. Esse caso foi extremamente polêmico, pois não havia provas suficientes para a condenação de nenhum deles, além disso, saiu na mídia que havia "satanismo" envolvido no crime. Diversos documentários foram feitos a respeito, foi criada o Free The West Memphis Three e muitos artistas como Johnny Depp e Eddie Vedder ofereceram suporte para a libertação dos três. 


Até em 19 de agosto de 2011 eles foram soltos, após assinarem um documento dizendo que eram culpados pelos crimes. Em algumas entrevistas, Echols disse que ainda estava lutando para descobrir quem foi o verdadeiro autor dos crimes e para poder limpar seu nome. 

Damien Echols escreveu um livro chamado Life After Death, em que ele conta como foram esses 18 anos no corredor da morte, cumprindo uma sentença por um crime que ele não cometeu. O livro sairá pela Penguim em setembro deste ano. Li em algum lugar que o livro será lançado no Brasil pela editora Intrínseca, e o próprio Echols escreveu em seu twitter que seria publicado aqui. Não li nenhuma notícia correta a respeito ainda, mas assim que eu obtiver mais informações, volto a escrever aqui.


Outro livro sobre o caso é Devil's Knot: The True Story of the West Memphis Three, da autora Mara Leveritt. Nele, ela conta um pouco do caso e foca no padrasto de uma das crianças assassinadas, pois algumas provas indicam que ele mentiu durante um dos interrogatórios. No ano que vem deve ser lançado o filme Devil's Knot, com James Hamrick no papel de Damien Echols


Pretendo ler ambos os livros e escrever aqui a respeito.