04 julho 2012

Festa Literária Internacional de Paraty 2012, de 04 à 08 de Julho

É em tom de autocelebração que começa, nesta quarta-feira (4), a versão 2012 da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP): o evento, afinal, chega a sua décima edição. A se destacar, ainda, o vasto espaço que a programação cede ao homenageado da vez, Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que completaria 110 anos em 31 de outubro.

Estarão presente no evento nomes como Luis Fernando Veríssimo, Enrique Vila Matas,  Juan Gabriel Vásquez, Fernando Gabeira, Jonathan Franze, Stephen Greenblatt, Jennifer Egan, Ian McEwan, Angeli, Laerte Coutinho, Fabrício Carpinejar, dentre outros.
Confira a lista completa dos autores.

Tenda da Flip 2012 em Paraty (Foto: Flavio Moraes/G1)
Muita vontade de participar de um evento deste porte, não é?
Para aqueles que (assim como eu) deixam tudo para última hora e ainda pretendem comparecer ao evento, um aviso: segundo o site oficial, ainda há ingressos. No entanto, as vagas em pousadas e hotéis estão se esgotando e a previsão é que até o final da semana não hajam mais, portanto, corra! A cidade está altamente preparada para receber os visitantes, que na edição do ano passado recebeu entre 20 e 25 mil pessoas. A previsão para este ano é a de superar estes números. Turistas de diversas regiões do mundo têm elogiado muito a infraestrutura do evento, segundo os sites notícias que estão cobrindo o evento.

O Flipinha está voltado para o público infantil e em sua vasta programação haverá mesas de debate e autógrafos com autores de literatura infanto-juvenil, oficinas de leitura, teatros, musicais, corais, danças, shows, dentre outras ótimas opções, confira no site oficial.  

No blog do Flipzona você confere as atualizações do evento em tempo real, as diversas dicas de passeios pela cidade, cultura, comidas típicas, exposições, pousadas, e informações para os turistas e visitantes desta linda cidadezinha histórica carioca.

Paraty/RJ
A OFF Flip, evento alternativo que complementa a programação, reunirá mais de 100 participantes em mesas de debate, sessões de leitura, saraus e lançamentos. A base da OFF Flip em Paraty fica na Rua Dr. Samuel Costa, 12, em frente ao pátio da Casa da Cultura, no Centro Histórico. Funcionará das 10h às 22h.

Fonte: www.flip.org.br / g1.globo.com