26 agosto 2012

Como posso lançar um livro?

O mercado editorial cresceu muito nas últimas décadas devido a facilidade que editoras e escritores encontraram tanto para lançar seus livros quanto para divulgá-los e comercializá-los. A ascensão das book shops, livrarias virtuais e diversas redes sociais ajudam em grande parte nessa divulgação e dá maior acessibilidade ao público alvo. Antes era comum irmos até uma livraria folhear livros, ler as abas e sinopses desenvolvidas pelas próprias editoras que claro, sempre favoreciam as obras, mesmo não sendo dignas dos predicados.
Atualmente, antes de comprar um livro, a grande maioria procura pesquisar a respeito, ler resenhas dos livros nos blogs literários, comentários de quem já leu e críticas de quem possui um olhar mais apurado e conhecimento a respeito. Muitas dessas informações são decisivas na hora da compra, portanto o leitor não fica somente por conta da merchandising da mídia e das grandes editoras, nem compra um livro só porque virou best-seller ou está na moda.

Hoje em dia não precisa-se escrever um super tratado da literatura moderna, nem desenvolver uma história fenomenal para que o escritor tenha seus livros disponíveis nas prateleiras virtuais. A burocracia, patrocínio, custo editorial e até mesmo a comercialização pode ser feita pelo próprio escritor, com um baixo investimento, que varia muito de acordo com o número de exemplares lançados.

O número de leitores vem crescendo no Brasil, e com isso as diversas formas de se lançar um livro. Quem nunca pensou em lançar um livro próprio? Quem nunca teve uma boa história para contar? Muitos blogueiros já são considerados escritores sem nunca terem publicado um livro. Se você tem uma boa visibilidade de seus textos publicados na internet e já pensou em fazer uma compilação deles, por que não publicar um livro? Mesmo que seja para distribuir entre os amigos, presentear ou para que seus fãs e leitores tenham um exemplar de suas memórias eternizadas no papel.

A Virtual Books por exemplo, trabalha com impressões de livros a 0,07 centavos a página, e 2,00 reais a capa, e é muito simples. Basta você mesmo editar seu livro pelo site, escolher o tipo de capa, miolo e papel, sendo que o ISBN, diagramação e arte final da capa ficam por conta da própria editora.
Um livro com 150 páginas pode sair em torno de 12,00 reais a unidade, e 550,00 reais por 50 exemplares (quantidade mínima exigida pela editora). Acessível à todos que pretendem investir e ter seu próprio lucro, pois cada unidade pode ser vendida pelo dobro do valor investido.
Além disso, seus livros serão divulgados no próprio site, e se a sua história for realmente muito boa, por que não ser reconhecido um dia e assinar contrato com uma grande editora futuramente?

Clique na imagem para ampliar
Fica ai a dica para quem está pensando em publicar seu próprio livro ou fazer assessoria para um novo autor que tem potencial.