17 agosto 2012

Tal pai, tal filho

Não se sabe se há uma explicação científica ou mesmo genética para o fato de que a paixão pelos livros pode passar de pai para filho. Mais do que seguir os passos dos pais no quesito gosto literário, em muitos desses casos, a carga hereditária pode ser ainda maior se os pais também transmitem para seus filhos a paixão em escrever.

Há menos de uma semana comemoramos o Dia dos Pais, então listei alguns exemplos conhecidos na nossa literatura e seus rebentos em que a frase "filho de peixe, peixinho é" faz jus a realidade.

1) Stephen King (1947-):
Pois é, talvez nem todo mundo saiba, mas o mestre da literatura de horror é o procriador de outros dois escritores. Seus filhos, Joe Hill, já lançou dois romances, além de trabalhar com Graphic Novels, já Owen Hill o caçula de King lançou um livro e que recebeu fortes críticas, nos Estados Unidos.

Stephen King e o filho, Joe Hill


2) John Steinbeck
(1902-1968):
Um dos moradores mais famosos da Califórnia, John Steinbeck é uma lenda da literatura e um Nobel, e também vencedor do Prêmio Pulitzer. Ele teve dois filhos, Thomas e John IV, e ambos se tornaram escritores. Thomas escreveu roteiros e documentários diversos, bem como um livro de contos, A Down To Sea Soundless, que foi publicada em seis línguas. John Steinbeck IV serviu no Vietnã como correspondente de guerra. Suas histórias do conflito podem ser encontradas nas páginas do In Touch.

Thomas e o pai John Steinbeck (1963)


3) H. G. Wells
(1866-1946):
Um dos mestres da ficção científica, marcado para sempre por livros como A Ilha do Doutor Moreau, e A Guerra dos Mundos, teve um filho com Rebecca West, Anthony West, autor de no mínimo uma dúzia de livros, entre estes uma espécie de biografia de seu pai, intitulada H. G. Wells: Aspectos de uma vida.



4) Alexandre Dumas
(1802-1870): A contribuição dos Dumas para a literatura é imensa, e talvez por isso seja a mais famosa das duplas com pais e filhos escritores. Alexandre Dumas Pai, tem uma farta bibliografia com obras imortais como O Conde de Monte Cristo, e a trilogia Os Romances de D'Artagnan em que surgem os Três Mosqueteiros e O Homem da Mascara de Ferro. Mas não menos celebrado, foi Alexandre Dumas Filho, que seguiu a carreira do pai, deixando para a literatura mundial, um de seus grande clássicos, o livro A Dama das Camélias.

Alexandre Dumas pai e filho


5) Érico Veríssimo
(1905-1975): O Brasil também possui sua célebre dupla de pais e filhos escritores. O consagrado Érico Veríssimo, dentre importantes obras, autor da trilogia O Tempo e o Vento, acabou inspirando o não menos importante e grandioso escritor da literatura brasileira, Luis Fernando Veríssimo, autor de romances elogiados, e dono das melhores crônicas do país.

Luis Fernando e Érico Veríssimo, pai e filho


6) John Updike
(1932-2009): Entre suas obras, uma das mais lembradas é As Bruxas de Eastwick. O escritor foi pai de quatro filhos, dentre eles David Updike, que entre outras publicações teve uma coleção com quatro livros destinados a crianças.



7) Carlos Nejar
(1939-): Um dos principais poetas brasileiros, membro imortal da Academia Brasileira de Letras, possui obra prolífera cuja riqueza de vocabulário e uso de aliterações tornam seus versos musicais. Seu filho, o irreverente Fabrício Carpinejar é um dos principais escritores da literatura contemporânea abordando em seus livros temas recorrentes ao cotidiano.

Fabrício Carpinejar e o pai Carlos Nejar


8) Dias Gomes
(1922-1999): Renomado autor de novelas e peças para o teatro como O Pagador de Promessa, Dias Gomes também possui importante careira na literatura com publicações como A dama da noite, e Odorico na Cabeça. Sua filha, Mayra Dias Gomes também decidiu seguir a carreira do pai, tendo entre seus livros Mil e uma noites de silêncio, e Fugalaça.

Dias Gomes e a filha Mayra Dias Gomes


9) Sérgio Buarque de Holanda
(1902-1982): Foi um dos maiores historiadores brasileiros, autor do clássico Raízes do Brasil. Seu filho, bem mais conhecido do grande público Chico Buarque de Holanda, além de ser considerado um dos maiores compositores e cantores brasileiros, possui uma sólida carreira literária, tendo escrito vários romances que foram sucessos de público e crítica, como Budapeste e Leite Derramado.

Sérgio e o filho Chico Buarque de Holanda


10) John Fante
(1909-1983): O americano conhecido por suas obras Pergunte ao Pó, Espere a Primavera, Bandini e Sonhos de Bunker Hill, inspirou o filho Dan Fante a escrever e hoje possui 11 livros publicados, entre eles uma biografia sobre a vida do pai intitulada Fante - A Family's Legacy of Writing, Drinking and Surviving.

John e o filho Dan Fante


Lembrou de mais alguns pais & filhos escritores? Comenta ai! ;)