28 setembro 2012

Um Dia

De 2010 para cá nós pudemos observar um boom dos blogs sobre livros. Graças a eles, muitos livros que passariam despercebidos pelo público começaram a ganhar espaço. Entre eles, podemos destacar alguns já considerados Best Sellers e os chamados Young Adult, destinado ao público adolescente. As editoras passaram a se dedicar mais à divulgação desses livros. Muitos possuem pouca qualidade, mas entre eles encontramos alguns que valem a pena serem lidos, como é o caso de Um Dia.

O enredo todo do livro gira em torno de Emma e Dexter. Eles são conhecidos de escola, até que resolvem passar juntos a noite após a formatura. A partir daí, nunca mais se separaram. O autor David Nicholls nos conta a vida de cada um durante 20 anos, suas conquistas, romances e perdas. Emma é a típica garota estranha que gosta de ler e sonha em ser escritora, mas ao mesmo tempo tem os pés no chão. Dexter, ao contrário, leva à risca o lema de realmente viver a vida. Seu personagem chega a ser irritante em determinados momentos devido à sua imaturidade. 

O tema é bastante clichê, não possui uma temática inovadora, mas possui qualidade. Não se trata apenas de um amor romântico, mas sim da ligação entre duas pessoas e na amizade estabelecida. David Nicholls construiu personagens ótimos, conseguiu ser criativo dentro de uma ideia comum e em momento algum o livro fica chato. Claro que não estamos diante de um clássico, mas é uma ótima leitura de entretenimento.

David Nicholls