12 outubro 2012

Dia das Crianças

Como hoje é dia das crianças, eu resolvi comentar um pouco da minha trajetória como leitora.

Acho que como a maioria de vocês, meu primeiro contato com a leitura veio através dos gibis da Mônica e dos contos de fadas da Disney. Lembro que meus pais compravam os livros que vinham com fitas K7, eu passava horas lendo e ouvindo aqueles contos. 

Quando eu estava no pré, a escola pediu que cada aluno levasse um livro. Já na primeira série, nós líamos 8 livros por ano e fazíamos provas a respeito deles. Apesar da obrigatoriedade, eu adorava cada livro daqueles, lia mais de uma vez e sempre me saía bem nas provas. A partir da sétima série (acho) começou aquela chatice de livros clássicos e incompreensíveis para nós. Por sorte, sempre tive livros à minha disposição em casa e com 12 anos eu já lia e amava Stephen King, Agatha Christie e Sidney Sheldon

Em casa eu nunca fui forçada a ler, os livros estavam na estante e eu tomei a iniciativa de ler. Assim, na escola, eu não via como obrigatoriedade aquelas leituras. Eram momentos ótimos em que eu colocava a imaginação para trabalhar. Hoje vejo que a infância é diferente da que eu tive, é tudo muito imediato na internet, por isso fico feliz de ver escolas e pais apoiando as crianças a lerem. 


Para ilustrar, resolvi postar as capas de alguns dos meus livros preferidos, que me acompanharam durante a infância e a pré-adolescência. Assim também já fica a dica para presentear as crianças nesta sexta-feira. :)










Quais desses vocês já leram?

Boas leituras para todos.