12 outubro 2012

Dose de Notícias #1



Oba! Para quem não lembra, lá no começo do blog eu comecei a fazer as notícias da semana, tive que abandonar e agora voltei com tudo. Tentarei, toda sexta-feira, manter vocês informados do que rolou de bacana envolvendo livros pelo mundo afora.

Mo Yian
A época de premiações está aberta, o segundo semestre costuma ser recheado delas e essa semana foi a vez do Prêmio Nobel de Literatura de 2012 ser anunciado. Muito se falava que o japonês Haruki Murakami fosse o mais bem cotado para o prêmio. Se você não leu ele ainda, corra atrás! Mas a verdade é que ele não tem o perfil “engajado” para o prêmio e quem acabou levando foi o chinês Mo Yian. Na real, o cara nunca foi traduzido por aqui - igual aconteceu ao Tranströmer no ano passado - mas uma adaptação de um livro seu para o cinema é bem conhecida, se chama Sorgo Vermelho e foi adaptado pelo grande Zhang Yimou (Clã das Adagas Voadoras). Segundo os suecos o escritor sabe mesclar fantasia e realidade de forma primorosa e ainda usando toda a questão social da falta de liberdade da sua terra natal, foi comparado a Gabriel García Márquez e William Faulkner. Vamos esperar para ver se sai logo uma tradução!

Como se falou muito no Haruki Murakami, olha que bacana essas capas que a Vintage Books - editora INCRÍVEL inglesa - vai usar no relançamento da obra do autor. Junto, um vídeo fictício de como seria a abertura do filme do livro 1Q84 - último livro dele que sai por aqui agora em dezembro - dirigido por ninguém menos que Takeshi Kitano e trilha sonora do The XX. Tudo isso no blog do Almir de Freitas, da Bravo! 


Em épocas de eleições pelo mundo e redes sociais fervendo, o GoodReads (rede social em inglês para leitores) resolveu analisar os eleitores dos presidenciáveis nos EUA através dos livros que lêem. Funcionaria isso por aqui? Dá uma olhada nesse curioso infográfico sobre os hábitos de leitura dos votantes de lá.

JK Rowling




Depois de lançar o adulto “The Casual Vacancy” - que vai sair por aqui como “Uma Morte Súbita” - a criadora do Harry Potter, a escritora J.K. Rowling, anunciou que seu novo livro provavelmente será um retorno ao universo infantil, mas dessa vez ela quer escrever para crianças menores que os costumeiros leitores do Potter. 






A escritora, roteirista, atriz e afins Lena Dunhan - idealizadora da série Girls, da HBO - vendeu seu livro “Not That Kind of Girl: A Young Woman Tells You What She’s Learned” por mais de 3 milhões de dólares para a editora americana Random House. Foi uma das maiores negociações do ano. Segundo o site Telegraph o livro é de ensaios e contém uma série de divagações divertidas da autora sobre ser uma garota fora dos padrões assim como é a série escrita por ela. Mas será que vale tanta grana? 


Empresa alemã diz ter lançado o e-reader mais barato do mundo. O Beagle custa menos de R$ 30 e tem várias restrições em relação aos já existentes, mas parece ser bem competente no quesito leitura e pelo preço...nada mal, não é? Leia matéria completa aqui.


Esqueça o lema de país do futebol, caipirinha e carnaval que o Brasil tem no exterior. Pelo menos é o que promete o governo brasileiro, alemão e diplomatas para a Feira de Frankfurt, na Alemanha em 2013. Pois é, o Brasil será o homenageado no ano que vem e parece que vão rolar investimentos de cerca de 20 milhões de reais. A meta é mostrar a riqueza da nossa literatura e cultura que é tão heterogênea e convenhamos, sensacional! Nessa matéria da Folha eles afirmam que esperam que quando sair o nome dos escritores brasileiros, que vão nos representar por lá, a alegria seja a mesma de quando são anunciados a escalação da seleção. Para nós, ao menos, vai, não é?




Um vídeo-campanha da nossa literatura pelo mundo:



Salman Rushdie, o autor de “Versos Satânicos” - aquele livro proibido e que fez ele ser perseguido durante muito tempo por “blasfemar o islamismo” - diz que 50 tons de Cinza faz Saga Crepusculo parecer Guerra e Paz para ele. Acho que ele não gostou muito, hein? Leia a matéria no Telegraph aqui.


On The Road estreou e saiu de cartaz aqui do Brasil há algum tempo, mas somente agora o filme chegou na Inglaterra. Uma série de matérias e homenagem aos beats foram preparadas, incluindo exposições dos originais de Kerouac e etc. Nessa matéria você lê a Carolyn Cassady, sim a esposa de Neal que o aguentou por tanto tempo. A velhinha está viva e fica indignada como retratam seu falecido marido e o amigo Kerouac. 


Uma notícia boa - para mim, pelo menos - é que o Bret Easton Ellis NÃO vai ser o roteirista da adaptação de 50 Tons de Cinza. Me desculpem fãs da trilogia, mas prefiro ver ele fazendo outras coisas mais interessantes. Aqui você pode ver ele louco com a escolha da nova roteirista Kelly Marcel, da série Terra Nova.


Uma carta de Stieg Larsson, autor da trilogia Millenium, escrita em 1977 para sua companheira de longa data, Eva. Ela só encontrou a carta uma semana após a morte dele. Cuidado, emotivos!


Pois é, por aqui anda rolando um burburinho sobre a adaptação do livro "A Arte de produzir efeito sem Causa", do Lourenço Mutarelli. É que ninguém menos que a cantora Sandy vai ser uma das protagonistas do longa. Na coluna social da Monica Bergamo ela comenta sobre a experiência e diz “ter uma queda pelo feio”. Bom, não vou comentar nada muito pessoal sem antes ver como vai ficar. Mas, né....


Duas matérias que valem a pena ler online no site do Jornal de Literatura Rascunho: Um texto sobre memória e esquecimento, pelo Luiz Bras, vai desde do filme Amnésia de Nolan até 1984 do Orwell tratando do ato de esquecer. E uma bela reflexão sobre existir ou não uma “literatura feminina” pela escritora Carola Saavedra.

Curiosidades da Semana:


Buk ilustrado por Crumb em
"O Capitão Saiu para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio"


Se você não conhece o site Brainpickings eu ordeno que você entre já lá! Ele tem a curadoria da Maria Popova, uma moça muito criativa! Essa semana ela postou algumas imagens ilustradas pelo grande quadrinista americano Robert Crumb para livros do Charles Bukowski, simplesmente SENSACIONAL!






Saiu essa semana pela editora gaúcha L&PM - adorada de todos nós e que nos permite ter tantos livros sensacionais a preços agradáveis - A Interpretação dos Sonhos, em dois volumes, clássico de Sigmund Freud, direto do alemão! Para quem se interessa, é uma bela pedida.







Um Tumblr para a semana: Bibliotecários e suas vidas alternativas é “This is What a Librarian Looks Like” 


E para finalizar, 10 livros essenciais para “Book Nerds”, corre lá

Abaixo, o que rolou essa semana aqui no Dose:








E para você, que notícias livrescas abalaram a sua semana? Compartilhe aí nos comentários! e até a próxima sexta!