21 outubro 2012

Dose de Notícias #2



Oba oba! Nossas notícias da semana chegam excepcionalmente no domingo, mas recheadas de coisas boas!


O assunto da semana continuou sendo a Feira de Frankfurt. Provavelmente vocês ainda lerão eu falando muito do assunto, estou muito empolgada com o grande número de traduções que irão sair pelo mundo das nossas belezuras literárias. Com o lançamento da revista Granta, no início desse ano (aquela com os 20 melhores escritores brasileiros abaixo de 40 anos) as editoras estrangeiras estão apostando nos nossos jovens escritoresDaniel Galera, Michel Laub entre outros estão super cotados (aliás, ambos indico muito!). Mas além deles as editoras infantis brasileiras também andaram desbravando o mercado estrangeiro na edição desse ano.


Ainda falando de Frankfurt esse ano, saca a frase do organizador do evento: "Não é importante saber se as crianças leem livros de papel ou digital", disse Boos. "Mas que elas continuem interessadas em um suporte de leitura." Legal, né? Rolaram performances para mostrar toda a evolução desde Gutemberg até os e-readers de hoje.

Ainda, olha a lista do escritores homenageados na edição do ano que vem lá: Ferreira Gullar; Oswald de Andrade; Bernardo Carvalho; Haroldo de Campos; Clarice Lispector; Guimarães Rosa; Hilda Hilst; Mário de Andrade; Raduan Nassar; João Cabral de Melo Neto; Milton Hatoum; Manuel Bandeira; Olavo Bilac; Carlos Drummond de Andrade; João Ubaldo Ribeiro e Machado de Assis. Se você se empolgar tanto como eu pode acompanhar todas as novidades do evento no site (em português e outras línguas) da Feira e a Machado de Assis Magazine, revista dedicada para trechos de nossas obras traduzidas em outras línguas, inclusive, eles aceitam traduções!

Outro assunto que movimentou o meio literário brasileiro foi o anúncio do Prêmio Jabuti desse ano. Quem levou o prêmio de melhor romance foi esse da capa ao lado, o “Nihonjin”, de Oscar Nakasato. Houve uma certa polêmica sobre o resultado mas convenhamos, é muito bacana alguém desconhecido levar o prêmio, grandes chances para lermos um escritor diferente. Eu particularmente me interessei bastante! Você pode ver os vencedores de todas as categorias no site do prêmio.








Para fãs do escritor Milton Hatoum o Prosa & Verso entrevistou ele sobre seu novo livro, que vai tratar da desilusão da geração dele com a ditadura e etc, vale a pena ler aqui


É fã de Fernando Pessoa? Já sabe do caso dele com a Ofélia Queiroz, seu grande amor? Saiu um livro que reúne todas as cartas trocadas pelos dois. Em tempos de internet e amores virtuais vale a pena entender os amores epistolares daquela época, leia mais sobre aqui.


Eu sou mega fã do Lourenço Mutarelli e agora que ele se juntou com o Glauco Mattoso para fazer um livro infantil, não vai dar outra! A Predileta do Poeta foi escrita e ilustrada pelos dois. Dê uma olhada nesse vídeo no Programa Metrópolis, da TV Cultura, onde os dois falam sobre esse projeto bacana.


A canal de TV Record pode ser de uma igreja mas vai rolar uma adaptação polêmica nesse fim de ano. O livro "A Tragédia da Rua das Flores", de Eça de Queiroz, que trata de um tema incestuoso. Quem sabe vale a pena, não?



Para você que é paulista fica uma super dica - ou inspiração para quem é de fora - o projeto “De Mão em Mão” que distribui livros com coletâneas de contos de Machado de Assis, Lima Barreto e Alcantâra Machado em vários terminais da cidade. Em breve deve sair outras seleções, incentivando a leitura através de contos de grandes escritores. Bacana, né? 


A L&PM lança o “Pedaços de um caderno manchado de vinho”, do velho Buk e o tradutor fala um pouco da relação dele com o autor e obra nesse vídeo:



Falando em Bukowski, eis uma carta bacana dele para o editor John Martin que o tirou do emprego nos Correios para finalmente ser somente escritor.

Ainda Buk, sai um livro inédito por aqui com a poesia do bom velho safado. Amor é Tudo Que Nós Dissemos Que Não Era é o segundo livro de poemas que o curitibano Fernando Koproski traduz do escritor. 

Lá fora se falou muito do Man Booker Prizer, outro prêmio que contempla os melhores em língua inglesa. Quem levou, pela segunda vez na história do prêmio, foi a inglesa Hilary Mantel, conhecida pelos seus romances históricos, com o livro "Bring Up the Bodies" que trata da rainha Ana Bolena e é parte de uma trilogia. O livro deve sair ano que vem por aqui pelo selo do Grupo Record. E ah! se você quiser lembrar ou conhecer os vencedores desse prêmio, o Guardian fez uma lista (com fotos) dos vencedores desde 1990. 

E que tal se o seu escritor favorito mandasse SMS para você, como seria? Uma pessoa criativa resolveu fazer desenhos sobre isso, veja vários aqui.

Toda semana tem que rolar uma notícia decepcionante, né? A Patti Smith, cantora e escritora super bacana, falou a merda de que adoraria ver a adaptação cinematográfica do seu “Só Garotos” - que trata da relação dela com o fotógrafo Robert Mapplethorpe - estrelada por ninguém menos que o casal Crepúsculo (Kristen Stewart e Robert Pattison). Ahhhhhhhh, não, Patti! 


Tudo bem, temos outras notícias ótimas para superar essa. A editora WMF Martins Fontes anunciou que sair ano que vem “A Queda de Arthur”, um poema nunca publicado do J.R.R. Tolkien, criador de todo o universo da Terra Média (Senhor dos Anéis).










E hora das meninas gritarem “ahhhhhh”: Johnny Depp entra para o mercado editorial . Agora ele tem um selo chamado Infinitum Nihil (belo nome, hein?), dentro da grande editora HarperCollins e promete muita coisa boa envolvendo literatura, música e etc.


Outubro tá quase acabando mas os britânicos ainda continuam empolgados em homenagear os Beats e Jack Kerouac. Nesse texto David Barnett fala da magia do mês na obra e vida do pai dos beats


Essa semana o Google celebrou o 161 aniversário de Moby Dick, de Herman Melville com um doodle pra lá de bacana, abaixo um vídeo legal que fala sobre a criação dele. Aliás, vale acompanhar todo dia as homenagens da Google, tem rolado muita coisa legal.




Lisa Simpson provavelmente é a personagem animada que mais lê nas animações. Aqui nesse link 10 imagens dela lendo título para lá de bacanas. 

Aqui no Dose todo mundo é bastante fã de postais. Imagine ver e ler postais de vários lugares enviados por grandes escritores? Coisas da Flavorwire.

Por fim, a bomba da semana foi que a Amazon quer comprar a Saraiva. Quando anunciou, no início do ano, que estava com dificuldades de entrar no mercado brasileiro, haviam rumores que o grupo Saraiva estava dificultando bastante a entrada, pois bem....Jeff Bezos resolveu comprar a rede toda! Será que vai dar certo? Aguardem cenas dos próximo capítulos.


Dica de Tumblr: Esse The Girl and The Books compilou uma lista enorme de tumblr relacionados a livros, se prepare para perder o resto do seu fim de semana.

Dica de Lançamento da Semana: Ficando Longe do fato de já estar meio longe de Tudo, de David Foster Wallace, pela Companhia das Letras. Considerado um dos grandes nomes americanos, ele era sensacional como ensaísta, escrevia sobre tudo em tons de ironia e lucidez. Infelizmente se matou em 2008, deixando um número enorme de textos, três romances e três livros de contos. Para conhecer um pouco do estilo, leia esse texto na Revista Piauí. 







O que rolou no Dose essa semana? Saca só: