28 outubro 2012

Dose de Notícias #3



Olá bons leitores do Dose! Esta que vos fala está até o pescoço fazendo um projeto de mestrado e por isso nossas notícias estão um pouco menos extensas, mas nem por isso menos bacanas!



Quais são os propósitos da leitura? O Radiohead explica! Na imagem acima um dos propósitos: "Livros fazem você automaticamente parecer esperto".


Só se falou no Prêmio Jabuti essa semana, mas como acho uma perda de tempo sem tamanho ficar discutindo esse prêmio e o ego de escritores, vamos pular essa parte, ok?

Outro assunto que tem dado o que falar é a vinda da Amazon para o Brasil. Tem rolado boatos que a gigante quer comprar um dos maiores grupos brasileiros editorais e de rede de livrarias, ninguém menos que o grupo da Saraiva. Até os gringos andam indignados com essa política de dominação da Amazon.



Essa semana saiu uma notícia super bacana de que o Andy Serkis - aquele cara que inventou a técnica de captação de movimentos em filmes para o Gollum do Senhor dos Anéis e para o último longa do Planeta dos Macacos - vai refilmar o “A Revolução dos Bichos” do George Orwell. Curiosidade pegando aqui, viu! 

Ultimamente tem saído trailers de adaptações de longas baseados em livros bastante infilmáveis e parece que tem dado certo como por exemplo o Cosmópolis do Don Delillo adaptado pelo louco do Cronemberg. A Flavorwire fez uma lista básica de 10 livros infilmáveis que foram para as telas a todo custo!


O mundo da moda anda gostando do hype dos livros. A Louis Vuitton vai abrir um Salon literários em Paris!


Harvey Pekar foi um baita roteirista de quadrinhos, trabalho com Crumb e fez roteiros de histórias sensacionais como sua autobiografia American Splendor e a biografia dos Beats. Não à toa a Biblioteca Pública de Cleveland criou uma série de cartões em homenagem a ele. Eu queria!!!




Então você quer ser um escritor? Saca só o que o velho Buk diz sobre isso


Fãs de Senhor dos Anéis, um site dedicado as estatísticas e dados da Terra Média! 


Já ouviu falar de Philip Roth mas nunca leu nada dele? Uma lista legal de 10 livros do cara para você ter na estante. Já adianto, não recomendado para pessoas politicamente corretas! 


A nossa grande escritora e poetisa Hilda Hilst deve ganhar em 2013 um teatro dedicado a ela lá na Casa do Sol, sítio em que ela viveu durante os últimos anos de sua vida. Parece que o projeto vai sair pelo Catarse e todo mundo pode colaborar levando vários prêmios dependendo de quanto doar. Dependendo do valor vai rolar desde pôsteres até estadias na famosa chácara.







Ontem foi aniversário de uma grandiosa poetisa, romancista e dona de incríveis cartas e diários: Sylvia Plath. Os 80 anos de Plath foram comemorados pelo mundo afora. O Flavorwire selecionou bonitos trechos das reflexões dela sobre várias coisas na vida.






Em tempos de brigas por prêmios e status literário o espanhol Javier Marías - que tem dado o que falar (de bom) com seu ultimo romance Os Enamoramentos - rejeitou o Prêmio Nacional de Narrativa que ganhou esse ano. Leia o comunicado dele aqui.




Para finalizar, algo antigo mas....LER DEVIA SER PROIBIDO! Assista o vídeo e entenda por quê!




O quê rolou no Dose essa semana?


Até mais!