08 outubro 2012

Tag: Livros + Emoções (por Michelle)

Depois de ver este vídeo da Tatiana Feltrin, resolvi responder a tag Livros + Emoções aqui no blog. A regra é relacionar um livro a cada uma das emoções citadas. Vamos lá. :)

Que livro fez você se sentir:

1) feliz? 
O Diário de Bridgit Jones (Helen Fielding)
Porque não só de livros "cult" vive o ser humano, não é mesmo? Dei boas risadas, foi ótimo para "esfriar a cabeça" depois de tantos livros densos.

2) triste?
A Mulher Desiludida (Simone de Beauvoir)
Li totalmente por acaso, uma colega da pós estava escrevendo um artigo sobre esse livro e eu fiquei curiosa. Ao mesmo tempo que amei cada uma daquelas palavras, fiquei extremamente triste. O enredo é deprimente (em um bom sentido) e ele mudou diversos dos meus ideais.

3) nervosa (com raiva)?
Fugalaça (Mayra Dias Gomes)
Peguei esse livro por mera curiosidade, queria saber o porquê de falarem tão bem dele. E que decepção. A cada página eu ficava com mais raiva: enredo fraco, ideias fracas. Enfim, passei nervoso e falei dele aqui.

4) nostálgica? 
Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)
Citei esse, mas poderia ser qualquer um da Agatha. Dos meus 11 aos meus 14 anos eu li quase todos os livros dela que encontrei aqui em casa. Recentemente comprei em um sebo mais um e aos poucos pretendo completar a coleção.

5 ) assustada? 
Horror em Amityville (Jay Anson)
Já citei esse livro em outros posts, mas realmente foi o que mais me deu medo. Tentei ler com 11 anos e tive que parar durante vários dias. Reli aos 14, o medo foi o mesmo. Acho que se eu pegar para ler agora, vai ser a mesma sensação.

6) surpresa? 
Só Garotos (Patti Smith)
Eu conhecia bem pouco da carreira musical da Patti Smith, mas como sempre gostei de biografias, resolvi comprar esse. E que surpresa agradável. Fiquei completamente encantada com a escrita de Patti e ele entrou para a minha lista de favoritos.

7) desapontada? 
O Nome da Rosa (Umberto Eco)
Pois é, eu não gostaria de colocar esse livro aqui, mas foi meu sentimento ao lê-lo. Eu esperava uma coisa e li outra completamente diferente.

8) angustiada, aflita, agoniada...?
Assombro (Chuck Palahniuk)
Eu li quase toda a obra do Palahniuk e sou completamente apaixonada por ele, mas nenhum livro me causou tanta aflição quanto este. A primeira parte do livro me deixou em choque.

9) confusa?
As Teorias Selvagens (Pola Oloixarac)
Terminei de ler o livro e pensei "Não entendi coisa alguma". Fui ler algumas resenhas na internet e continuei sem entender nada. Com certeza, ele será relido daqui uns anos.

Hoje a lista é essa, mas acho que amanhã seria outra.
E vocês, já responderam essa tag?