28 outubro 2012

Wilson, o "egoísta moderno"

Comprei Wilson na última bienal do livro de BH. Confesso que fiz isso apenas pelo nomezão Daniel Clowes negritado na capa, mas foi exatamente como eu pensei que seria: não menos que sensacional.
Wilson é o anti herói moderno, o cara comum, o tio nosso que nunca casou e - porque não - um bocado a gente mesmo. Sua vida seria apenas cômica se não fosse rodeada por fatos trágicos que, ainda assim, são deveras engraçados.
Wilson ama seu cachorro, como eu amo os meus (tenho 3) e as meninas do Dose amam seus gatos (a maioria aqui é "gateira" rs)...então Wilson é um cara generoso. Só que não.
Wilson ama apenas seu cachorro. O resto dos seres humanos, em sua maioria, irritam Wilson.




Wilson tem uma vida mediana, ordinária mas também cheia de fatos ligeiramente bizarros que a torna incomum.
Filho de um pai que está "com os pés na cova", Wilson sente uma necessidade de interagir com as pessoas de seu ciclo (ou não) e intensifica a busca frustrada por relações humanizadas, diálogos ou qualquer fagulha que diminua a sua maior característica: o egoísmo.

Porém, não é um egoísmo medido e calculado. Wilson, por vezes, parece ser a little bit autista pois na tentativa de exteriorizar seu mundo, ele não compreende as regras básicas de um convívio social.
Digamos que ele puxa qualquer assunto com qualquer pessoa falando sobre aquilo que pensa. E, na vida real, sabemos bem que isso pode provocar sérios problemas até.






A saga de Wilson ainda é recheada de surpresas quando ele decide procurar a ex mulher (da qual tem notícias ter se tornado uma prostituta drogada) para que, juntos, possam procurar pela filha concebida e dada para adoção anos atrás.

Enfim, Wilson é tão deprimente quanto engraçado. Chega a assustar o número de vezes em que você lendo se pega pensando "eu já fiz isso".
Todos nós temos um pouco de Wilson.
Wilson é solitário e (de novo) egoísta. Wilson é o cara comum que nos passa desapercebido.
E Daniel Clowes é um cara genial por ter captado isso e ter nos dado esse excelente quadrinho.


Wilson
Daniel Clowes
Quadrinhos na CIA - 2012
em média R$39,00