02. As Horas - Michael Cunningham
Em março fiz esse post, onde eu começava a minha série de posts sobre os 1001 livros para ler antes de morrer. Depois de tanta demora, voltei para falar de um dos melhores livros que eu li neste ano, As Horas. O primeiro contato que eu tive com esse livro foi através de sua adaptação para o cinema. Rapidamente ele entrou para a minha lista de filmes favoritos e fiquei ansiosa para ler o livro. Até que neste ano, a Eni me presentou com o mesmo.
O livro é dividido entre três personagens e três épocas distintas. Temos Clarissa Vaughan em Nova Iorque, no final do século XX. Ela é uma lésbica de meia idade que vive uma relação completamente ambígua com seu amigo gay, Richard. Ele a apelida de Mrs. Dalloway. No final dos anos 40, temos Laura Brown, grávida, vivendo em Los Angeles com seu marido e seu filho. Ela lê a obra Mrs. Dalloway e se sente inquieta vivendo na rotina entediante. E voltando mais no passado, temos uma fictícia Virgina Woolf, atormentada por sua própria mente, vivendo com o marido no campo e escrevendo a obra Mrs. Dalloway.
![]() |
Elenco do filme "As Horas" |
Épocas distintas, vidas aparentemente diferentes, mas todas ligadas de alguma forma, seja pela busca da perfeição nos mínimos detalhes, o sentimento de frustração com elas mesmas e o tom melancólico que permeia suas vidas. Cunningham com sua escrita delicada, mas ao mesmo tempo complexa, nos insere no mundo dessas três mulheres e é impossível sair imune dele.
Comentários
Postar um comentário
Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)