11 novembro 2012

Dose de Notícias #4





Olá Pessoal! Por forças maiores não pude compartilhar as notícias da semana passada. Pois bem, essa semana voltamos! E posso afirmar que a semana foi muito boa!

Primeiramente, tive o prazer de ver, e de quebra pegar um autógrafo, um dos meus ecsritores favoritos: o moçambicano Mia Couto! Não conhece? O cara é simplesmente um dos melhores “contadores de história” que existe! Até já comentei sobre o livro “Estórias Abensonhadas” que saiu por aqui esse ano (o livro de 94) e é um belo começo para quem não conhece nada dele. Ainda, o lindo (!) esteve no Sarau da Cooperifa, na periferia de SP, e afirmou que ninguém deve ser privado do pensamento próprio. 






Falei algums vezes por aqui (e falarei muitas outras nos próximos tempos) sobre a antologia da revista Granta dos “melhores escritores brasileiros com menos de 20 anos”, né? Pois é, com nosso país caindo nas graças do mundo (ainda bem que pela Literatura e não pelos “se eu te pego”) o site da Granta vem publicando muitos textos legais sobre a gente, visões estrangeiras super divertidas, por exemplo. Aí que o Juan Pablo Villalobos - um mexicano que mora por aqui, já comentei o ótimo livro dele aqui  - fez um divertidissimo “manual de sobrevivência” para gringos. Tem desde dicas de como conversar com um brasileiro até um alerta para não ler Guimarães Rosa em Português, pela dificuldade. Demais!


Ainda falando de países de língua portuguesa (e temos nossa querida Michelle por aqui, 50% “pois pois”) a editora Leya acabou de lançar a coleção Novíssimos que traz uma literatura portuguesa autêntica e nova por aqui. O blog Casmurros comentou sobre e olha, bateu uma vontade grande de ler! 




Outro assunto que se multiplicou pelos sites literários e redes sociais foi a aposentadoria do escritor Philip Roth (lembram que comentei sobre os 10 livros dele para se ler?). Pois é, quando lançou o seu último “Nemêsis” ele comentou que já estava querendo sua aposentadoria e agora o negócio se afirmou. Por isso gente, corre ler Roth! 

Vamos assoprar as velinhas ao som Amanda Palmer porque ontem era aniversário do marido dela, ninguém menos que o Neil Gaiman. Sim, o criador do Sandman, Coraline e tantas-belezuras fez 52 anos ontem!


Vocês já sabem de todo o mimimi que rola por conta do livro digital, o grande vilão comedor de livros da sua estante (só que não). O Prosa & Verso fez uma matéria sobre o “O Futuro dos Sebos”, será que eles vão acabar mesmo? Eu mesma d u v i d o. 


E quem não gosta de ver pessoas lendo? Melhor ainda se for autores famosos lendo livros famosos, né? 


(Sim, esse post é quase uma paixão Lusa declarada) A Tv portuguesa fez uma série de documentários sobre grandes livros. Olha o “Livro do Desassossego” do Pessoa!




Um projeto legal: Frankenfont, remontar a obra Frankenstein com tipografias. Mega-super-legal!


O pessoal do blog Espanador compilou alguns trailers de filmes que estão vindo por aí adaptados de obras literárias. Destaque para esse “Sangue Quente” que me fez rir bastante! 


Sobre romances eróticos atuais: "No dia em que um livro sobre as delícias de ser delirantemente dominada por um homem que ganha salário mínimo se tornar um sucesso galopante, eu acreditarei que as mulheres estão de fato passando por uma onda masoquista. Mas enquanto os heróis forem, como são, uniformemente super-ricos – além de jovens e bonitos – acho que essa febre é impulsionada por desejos que não são apenas físicos, mas fiscais." Leia mais no Todoporosa.


E para finalizar, uma boa noticia para quem é de SP e de repente se vê no metrô sem um livrinho na bolsa: as estações da linha amarela ganharam máquinas de livros com precinhos a partir de 2 reais! 

O que rolou no Dose essa semana?