18 novembro 2012

Dose de Notícias #5




Olá pessoal!


Só se falou essa semana do graças-todos-os-deuses fim da trilogia filmada do Crepúsculo. Não adianta me olhar com essa cara porque garanto que você também está respirando aliviado aí na sua cadeira!


Mas, viemos aqui falar de coisa boa, não é?


Vamos começar com um texto lindo do escritor Alberto Manguel falando sobre como as bibliotecas mantém os livros sempre contemporâneos.

Essa semana o incrível José Saramago completaria 90 anos!





Nenhuma novidade que as meninas desse blog adoram os Beats. Já ouviu falar do Lawrenece Ferlinghetti? Ele foi o idealizador da Livraria City Lights (essa da foto aí que existe até hoje) e foi um dos primeiro a apostar e editar os escritores, incluindo o bonito “Uivo” de Allen Ginsberg que só ficou conhecido por conta dele. Uma entrevista bacana dele que acabou de rejeitar um prêmio por uma questão....ideológica!






Se você acha que o problema na educação é de hoje e de que os vestibulares são injustos de fato vai sentir alguma espécie de deja vu lendo essa carta da Clarice Lispector para o Ministro da Educação em 1968. Isso mesmo, há 44 anos a escritora mandava uma carta criticando o novo processo de seleção das universidades, o tal do vestibular. Emocionante!


O segundo semestre é recheado de coisas boas acontecendo fisicamente em vários cantos do país. Durante esses dias está acontecendo a Fliporto em Pernambuco. Tá rolando Mia Couto, Agualusa e também um dos biógrafos mais contracultura que há: Barry Miles. O cara já escreveu sobre as vidas de Frank Zappa, Allen Ginsberg, Borroughs e claro, Jack Kerouac (falei sobre o livro aqui ) e está no Brasil essa semana para a Fliporto e outras cidades autografando o King Of The Beats.


Se você tá em SP, Rio ou Porto Alegre e tiver um tempinho, corre para o lançamento do novo romance do escritor Daniel Galera. “Barba Ensopada de Sangue” está saindo pela Companhia das Letras e é uma super aposta já que o escritor é considerado um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira. A sinopse do livro diz que se trata da busca de um professor de educação física que após morte do pai, e conturbações com a família, vai para Garopaba (Santa Catarina) ir atrás de uma misteriosa história sobre a morte do seu avô.




Dois eventos muito legais começam em novembro pelo Itaú Cultural. A sétima edição dos Encontros de Interrogação traz a proposta de O Risco na Literatura para discutir a posição da nossa literatura que passa a ganhar espaço lá fora e para complementar a quinta edição de Conexões vai falar mais especificamente da forma que nossa literatura é estudada no estrangeiro e como os professores universitários lidam com isso. Mesmo que você não esteja em SP pode ver tudo online. Confira a programação completa do evento aqui.


"Don't bother with churches, government buildings or city squares, if you want to know about a culture, spend a night in its bars” que traduzindo rapidamente seria “ Não se preocupe com as igrejas, prédio governamentais e praças de uma cidades, se você quer realmente conhecer uma cultura, passe uma noite em seus bares”, dito por Hemingway. Nenhuma novidade que o escritor era beberrão e um tal Philip Greene (que fundou um museu de bebidas americanas) resolveu escrever um livro chamado “Have and to have another: A Companion Cocktail Hemingway” para homenagear os drinques do escritor.


O site Book Patrol fez um infográfico beeeem bacana com os melhores livros sci-fi. Para quem gosta de pegadas distópicas, com aliens, planetas inexplorados....corre!


Há rumores que Truman Capote prometia um grande livro que se chamaria “Aswered Prayers”, um roman à clef (romance usando pessoas e fatis da vida real com nomes fictícios) que mostraria todos os bastidores da rica classe novaiorquina. O escritor começou a publicar partes do livro na revista Esquire e agora um trecho veio à público, confira aqui.


Tá pensando que contos de fadas só são bonitinhos e fofos? Confira essa série de cartazes que mostram bem ao contrário.

The Smiths é muito bacana, e se algumas canções virassem capas de livros a la Penguin? Viva o ócio criativo!





E para finalizar. Parece que vem por aí mais uma tentativa de adaptação de clássicos pelo Tim Burton, dessa vez ele irá adaptar Pinóquio....conseguem imaginar?


O que rolou no Dose essa semana?








Até a semana que vem, pessoal!