25 novembro 2012

Dose de Notícias #5



Olá Dose-Leitores!


Infelizmente vamos começar falando de uma noticia que deixou os leitores bastante apreensivos, o fofo do Luís Fernando Veríssimo foi internado às pressas no começo da semana e ficou boa parte dos dias em estado grave. Mas a coisa boa é que de ontem para hoje deu uma super melhorada no estado de saúde dele. Força, Veríssimo, queremos ainda rir contigo e ler muitos dos seus livros que ainda estão por vir!


Começou ontem e vai até o dia 2 de dezembro a Feira do Livro de Guadalajara, no México. Apesar do Chile ser o o país convidado (país lindo que tem escritores bons por demais!) o Brasil vai causar um frisson por lá. O fofo do Luiz Ruffato deu uma entrevista de lá falando da importância da tradução de nossos escritores para o espanhol. Ainda, defende a criação de um Instituto Machado de Assis que estaria espalhado pelo mundo falando da língua brasileira. Eu adorei a ideia! Leia mais aqui.

Muita coisa boa acontecendo no mundo editorial do Brasil. Para quem se interessa, essa matéria no jornal Valor explica bem as junções de editoras brasileiras e estrangeiras e os prós e contras disso tudo. 


Gente, mais um Dostoiévski está virando filme! Sairam duas fotos da adaptação de O Duplo, do russo, estrelado por Jesse Einsenberg (A Rede Social) e vai ter ainda a Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas). Aguardemos...


David Foster Wallace é considerado lá nos E.U.A. um dos maiores escritores e ensaísta americanos, como falei outro dia saiu uma coletânea de ensaios dele por aqui traduzida pelo Daniel Galera e Daniel Pellizzari. Para quem se interessou o Prosa & Verso publicou um ótimo texto para entender um pouco o escritor e suas tretas com Franzen e Eugenides.

Aqui entre nós, quem não adora uma leitura no banheiro? O NY Times selecionou 10 títulos de 2012 que figurariam numa ótima biblioteca de ….banheiro! 

Os ingleses tem muitos prêmios literários. Ok que eles leem muito, mas um prêmio para os livros com “piores trechos de sexo”? Aí você me olha com essa carinha esperando que 50 tons de qualquer coisa esteja no topo? Não, meu amigo, a tal da E.L. James nem está na lista. Veja bem....


Desde criança acho máquinas de refrigerantes, salgadinhos e afins coisas muito charmosas. Eis que essa semana me deparo com....uma máquina de livros!!! Muita emoção, dê o play aí!



Fins de livros podem ser espetaculares, nos deixar morrendo de saudades daquelas vidas vividas e etc. Mas podem ser frustrantes e “poxa, só isso?”. A Flavorwire, aquele site lindo, compilou os 10 mais gloriosos e frustrantes finais na Literatura! Com spoilers, mas digno de espiada!


E para deseja uma linda semanas para todos vocês, um presentinho: O .pdf de um livro que traz alguns inéditos do Fernando Pessoa e a história do Livro do Desassossego, a minha bíblia!

O que rolou o Dose essa semana?


A confissão da leoa, Mia Couto



Boa semana, pessoal!