10 novembro 2012

Os Miseráveis de Victor Hugo

O texto a seguir foi escrito pelo nosso colaborador Fábio Michelete.

Novelista!

Desde que li “O Corcunda de Notre Dame” eu já percebia a ligação entre o estilo de Victor Hugo e as novelas televisivas brasileiras. Calma! Não estou comparando qualidade - não sou qualificado para isso, mas as estruturas são semelhantes. Ele vai desenvolvendo “núcleos”específicos, com cuidado para construir os caracteres das personagens, e ao mesmo tempo compor uma coerência com o ambiente em que vivem.

Os núcleos se tocam em momentos diferentes da história, garantindo dois artifícios importantes: no primeiro, aquele personagem providencial aparece do nada, e seu histórico permite que ele produza a ação necessária para o desenrolar da história. São exemplos a personagem Eponine, que tem um talento especial para encontrar pessoas, e reaproxima Mario de Cosette, ou Javert, o insistente e rígido policial, em sua incessante caça a João Valjean
No segundo artifício, a mudança constante entre os diferentes núcleos, garante o suspense. Assim, quando a história da fuga de João Valjean num convento começa a chegar ao desfecho, o autor pula para outra história, outro ambiente, outra conversa.. deixando-nos curiosos para reencontrar a continuidade da história do personagem principal.

Como crítica, faço o mesmo comentário que fiz na resenha de “O Corcunda de Notre Dame”: Hugo fazia longas descrições da arquitetura de Paris. Aqui, faz longas descrições do ambiente político desta importante cidade. É relevante, mas pesa um pouco na história, por vezes desviando-se dela por várias páginas. Tenho a impressão de que faz isso apenas pelo orgulho de sua terra, patriota. Já vi semelhante comportamento naqueles artigos que enaltecem a cidade de São Paulo, enfatizando sua melancólica busca pelo trabalho e vida melhor, num cenário cinza e poluído – mas que é pintado com as virtudes da persistência e do crescimento.

Vale a leitura. Chega a ter trechos eletrizantes... em que você gostaria de poder ler mais rápido.