Contos de Fadas

Os contos de fadas estiveram muito presentes na nossa infância. Através deles nos foram transmitidos nossas primeiras “lições morais” e através deles que adquirimos o gosto por histórias e consequentemente pela leitura. Dentre os “contistas” infantis mais conhecidos no mundo estão os irmãos Grimm, Charles Perrault, Charles Dickens e Hans Andersen

Não achei fotos dessa edição na internet, então  tirei uma foto do meu celular mesmo.
Eu, apesar de adulta (cof cof), adoro contos de fadas ou fábulas. Aliás, gosto de tudo que é relacionado a isso: ilustrações, filmes, animações, seriados e etc (risos). Os meus preferidos são os que se passam na Idade Média (com castelos, reis, rainhas, cavalheiros, bruxas...), e uma vez procurando algum livro “fácil” e divertido para me ajudar com o inglês, comprei esta edição de bolso da PenguinFairy Tales de Hans Christian Andersen. 

Hans Andersen é o dinamarquês famoso e mais conhecido pelo conto “O Patinho Feio”, mas que tem muitos outros contos como “A Princesa e a Ervilha” e "A Nova Roupa do Imperador" por exemplo (vocês se lembram?). 

Ilustração de "The Princess and the Pea" 

O livro tem 47 contos e algumas ilustrações. Contos que inspiraram musicais, peças teatrais, arte e filmes para crianças que também foram adaptados para os adultos. Quem nunca ouviu falar de “Os Sapatinhos Vermelhos”

Filme musical de 1948 - dirigido por
Michael Powell

Outros contos que gostei: 
- The Rose Elf
- The Happy Family
- The Sweethearts (The Top and the Ball)
- The Shepherdess and the Chimney Sweep 
e não poderia deixar de citar The Little Mermaid - A Pequena Sereia

A Pequena Sereia de Hans Andersen - adaptação Disney.
Entre minhas metas de leituras para 2013 (em breve posts a respeito) está também Aesop's Fables (Fábulas de Esopo) desta mesma coleção da editora Penguin.

Até mais!

Comentários

  1. Contos de fadas são mágicos *-* quando criança ganhei um box de uma tia e lembro que li até decorar..depois de muitos anos eu doei pra biblioteca da minha escola, mas hoje em dia me arrependo, porque não lembro quem era editora e eu queria aqueles livros de volta como relíquia ;-;
    mas tudo bem, sei que fizeram muitas outras crianças felizes rs

    ResponderExcluir
  2. Também sou fã de contos de fadas! Lembro que quando tinha três anos, ganhei uma coleção ilustrada com contos dos irmãos Grimm e do Hans Andersen. Foi com eles que eu comecei a ler e não parei até hoje. rs.

    Engraçado como muita gente ainda reduz o conto de fada ao mundo da fantasia sem se questionar com que propósito eles foram elaborados. Como você bem disse, essas ''lições morais'' camufladas foram o modo como prosadores encontraram para passar à sociedade da época os preceitos, valores e normas de conduta que regiam as relações àquele tempo.

    Lindo post, Paty! :*

    ResponderExcluir
  3. "Fábulas" de Esopo é muito bom. E algumas das melhores são das menos conhecidas, na minha opinião.
    Claire.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)