08 dezembro 2012

Do cérebro para a boca, sem rodeios: Livros

Entre tantas citações sobre livros, sempre dou boas gargalhadas ao imaginar o tom despretensioso que deve ter saído da boca do músico Frank Zappa ao dizer “So many books, so little time” (Tantos livros, tão pouco tempo). Aquele olhar sarcástico, os dedos finos segurando o bigode – imagem registrada na clássica fotografia do guitarrista. 

"Tantos livros, tão pouco tempo" - Frank Zappa
Também não posso deixar de lembrar da intelectualidade otimista (?) de Jorge Luis Borges, na frase atribuída a ele: “Yo siempre me había imaginado el paraíso bajo lá especie de uma biblioteca” (Eu sempre tenho imaginado que o paraíso é uma espécie de biblioteca). 

Jorge Luis Borges e seu paraíso formado por livros
Poderia passar o dia e a noite citando outras máximas dos mais variados artistas que se derretem por livros, mas me contento em lançar a seguinte reflexão: Os livros, para serem tão queridos, têm ou não o poder de mudar vidas? Eles têm o poder de saltar da sua mente e pararem, de súbito, na sua língua? Para adentrar nesse caminho ainda tateado, o Dose Literária seguiu três importantes passos. O primeiro deles foi conhecer o depoimento de leitores ao redor do mundo e saber se existe algum livro que jorre do cérebro para a fala, sem meandros ou rodeios. A proposta é: “Nada pensado, tudo sentido”. Conheça a opinião de sete leitores ao redor do mundo: 

Deisy Andrea Sánchez, 17 anos, Chile
Eu gosto muito dos livros da autora Lisa Kleypas, principalmente da série The Hathaway. As histórias tem forte teor histórico e tratam de temas como amor, amizade e família. Culturas diferentes se unem através do amor. É ótimo!


Juliana Gitai, 23 anos, Rio de Janeiro (Brasil) 
Eu tenho uma coleção de livros da Becky Bloom, da autora Sophie Kinsella, que me abriu os olhos. Eu me identifico muito com a personagem, que é uma jovem sonhadora, que quer ter tudo o que ver nas vitrines na sua frente. Claro, que ela é bem mais exagerada. Haha! Eu sou um pouco mais controlada, mas vi que estava indo pelo mesmo caminho que ela. Ela gastava mais do que ganhava. Coisa que eu estava fazendo também. Mas no livro as coisas são sempre mais fáceis, no mundo real já são bem mais difíceis. Mas enfim... É isso, o 1º livro se chama Os delírios de consumo de Becky Bloom! É um livro gostoso de ler, e muitas garotas se identificam com a Becky.  
Rafaela Torres, 23 anos, Piauí (Brasil) 
O livro “O Nome do Vento – Crônicas do Matador do Rei (Primeiro Dia)” mudou bastante minha percepção de leitura! Com ele, aprendi que posso ler qualquer coisa, independente do tamanho. Fui totalmente tragada por essa trilogia. Não senti o tempo passar, me sinto conectada com as ideias do autor, Patrick Rothfuss. Estou ansiosa pelo último livro da trilogia! 

Anil Altug Aksoy, 19 anos, Noruega 
Não tenho outro nome em mente além de “O Senhor dos Anéis”, obra fenomenal do britânico J.R.R. Tolkien. Ele é simplesmente fantástico! Tem tantas lições de vida, como confiança na amizade, lealdade, honra... Principalmente que você não pode desistir do que você quer, dos seus sonhos!
Dileane Campos, 27 anos, Piauí (Brasil) 
O meu livro favorito é a Bíblia. Por meio dela, temos lições de como agir nas mais diversas situações e, com a leitura dos seus ensinamentos, me torno uma pessoa melhor. 

Kelly Matos, 28 anos, Fortaleza (Brasil) 
Adoro Maus, o graphic novel de Art Spiegelman! Gosto de livros que me façam conhecer mais sobre histórias do holocausto judeu, aquela barbárie! 

Aristides Oliveira, 28 anos, Piauí (Brasil) 
Ponto de Mutação (Capra, 1982). O livro me fez assumir meus preconceitos sobre as linhas de pensamento não-científicos e constata duramente nosso cartesianismo mental. Uma critica severa à ciência, que nega o holismo e atua aos interesses do mercado. 



 E você? Sem pensar (ou pelo menos, não tanto), que livro você apontaria como o ‘divisor de águas’ na sua vida? Por quê? Conta para a gente, vai!

"Conta para as meninas aqui do Dose, vai" (Jim Morrison)

"Já estou lendo aqui o que vou responder para o Dose" (Stephen King)