02 dezembro 2012

Dose de Notícias #6





Olá pessoal,


Pois é, o ano terminando, listas de livros se fechando e etc. Aliás, listas pipocam pelos sites nessa época do ano, até eu esse ano vou arriscar uma lista (acho, se eu não acabar esquecendo a promessa, né). O jornal inglês Guardian é conhecido por chamar grandes nomes da literatura de língua inglesa para falaram sobre os livros que mais os animaram durante o ano, pois então que o queridinho americano nos últimos anos, o tal de Jonathan Franzen (que veio pra FLIP desse ano e escreveu o Liberdade) escolheu nada mais que dois livros de terras Tupiniquins: Bernardo Carvalho e “Nove Noites” e Chico Buarque com “Budapeste”. Que tal, hein!


Apesar de achar que os e-readers é uma realidade um pouco distante da nossa (brasileira, levando em conta as altas taxas de “não leitura” que temos) eles estão aí e vão se tornar frequentes. A Livraria Cultura acaba de anunciar o Kobo, um dos maiores rivais (talvez o maior) do famoso Kindle da Amazon. Ele custa em média de 400 reais, um pouco caro perto das promessas do Kindle que dizem vai custar e torno dos 200 reais. Aguardemos, enquanto isso dê uma olhada no Kobo na página especial que a livraria criou. 



O Prêmio Portugal Telecom premia a literatura produzida em língua portuguesa e esse ano quem levou o prêmio foi o fofo do Valter Hugo Mãe, escritor angolano mas que vive em Portugal. Digo “fofo” porque, para quem não lembra, ano passado na FLIP ele declarou amores ao Brasil com a leitura de uma carta fofa (leia aqui). Então que Valter Hugo Mãe ganhou o prêmio com o bem-falado livro A Máquina de Fazer Espanhóis, que saiu por aqui pela Cosac Naify. 






A grande escritora Virginia Woolf fotografada pelo fotógrafo-artistas-e-muitas-coisas Man Ray <3





Para quem não sabe, sou de Curitiba e vou dizer para você que se vier conhecer a cidade não deixe de fazer um city tour pelo sebos daqui. Tem de tudo, sebo para todos os gostos, estilos, com dono inusitados, com especialidades, gatos, vinis e etc. Pois que duas figuras daqui receberam montar um sebo numa kombi e chama-lo de On The Road! É isso ai, um sebo itinerante. Muito legal! Conheça mais aqui.







Se as garotas que estiverem lendo isso forem tão maníacas por esmaltes como boa parte das meninas desse blog, clique já nesse link: unhas inspiradas em livros!


Uma incrível e rara coleção de dicionários em NY. Admito, sou extremamente apaixonada.

Sabe aquelas imagens que o povo fotografa de placas com bizarras de pequenos estabelecimentos pelo Brasil afora e outras coisas do gênero? Não é só por aqui, não! Lá nos E.U.A. também tem dessas belezuras, eis o Unnecessary Quotes

Rolou até hoje o primeiro Twitter Fiction Festival, um evento virtual de ficção dentro do Twitter com participantes dos cinco continentes e em cinco línguas diferentes. A ideia é criar personagens, dar voz a ele e contar histórias em 140 caracteres. Você se candidataria?

Olha aí um vídeo rarrissimo de Arthur Conan Doyle falando sobre o Sherlock Holmes e psicologia em 1927.










E para finalizar alguns lançamentos bacanas para esse mês de dezembro:

Para os fãs da autora de Harry Potter, o seu novo Morte Súbita chega às lojas às lojas na próxima quarta, pela Nova Fronteira. Você pode ler o primeiro capítulo aqui ó

Outros três lançamentos legais são pela Companhia das Letras:


Até mais, pessoal!