16 dezembro 2012

Dose de Notícias #8





Olá pessoal! 


Ritmo de férias? Aqui o lance tá corrido para caramba mas vim trazer algumas coisinhas que achei pela internet durante a semana!



Oba! Luiz Fernando Veríssimo passa bem mandou um bilhetinho para todos os leitores e pessoas que torceram para a melhora dele! Vai, Veríssimo!


Esse fim de 2012 tem trazido à tona muitos escritores clássicos através de coisas materiais que ficaram deles. O primeiro que li essa semana foi o Charles Dickens, a casa dele foi reaberta depois de uma bela reformada. A ideia é que os visitantes sintam o escritor presente em cada cômodo da casa.

Sala de Estudos de Charles Dickens

Mechas de cabelo dos pais de Emily


Outra foi a poetisa americana Emily Dickinson que a Universidade de Harvard fez uma curadoria com vários pertences da escritora doados pela família. O site Flavorwire compilou alguns e deu um tom poético para vários objetos. Muuuuito bacana!






E falando da ótima poetisa americana, uma animação muito bonita com o poema “I Started Early - Took my Dog” organizada por um excelente projeto chamado “Poetry Everywhere”. Bem que podíamos ter um assim no Brasil, não é?




Para não perder o costume de falar dos “50 tons de-qualquer-coisa”, não é que já andam rolando workshops para aprender a escrever er....bem...literatura erótica!


O cinema sempre bebeu incessantemente da literatura. Leitores xiitas sempre falarão que nada substituiu um livro, mas convenhamos, existe muita adaptação super bacana pro cinema. Muitos diretores sabem olhar para os livros de uma forma que nem sempre pode ser igual ao livro mas que dá super conta do recado. O pessoal do blog super bacana Ovo de Fantasma fez uma lista das melhores adaptações literárias para o cinema.

O escritor Rodrigo Garcia Lopes escreveu um relato bacana do encontro dele com o beat William S. Borroughs em 1996. Ele fala de um certo mistério da visita.

Essa semana foi aniverśario de Clarice Lispector, como falei na semana passada. Fiz uma homenagem à ela no meu projeto Igreja do Livro Transformador. Gravamos vários trechos de livro da escritora - incluindo traduções dela - e enviamos para o Soundcloud. Você pode ouvir no player abaixo







E para finalizar, fica uma dica de um escritor sensacional: Raduan Nassar. Ele escreveu um dos romances mais interessantes da Literatura Brasileira, o “Lavoura Arcaica” é sensacional - livro e filme! - e ele mantém um estilo de vida longe dos holofotes. Ele foi homenageado na Balada Literária desse ano e esse artigo da revista literária Musa Rara fala um pouco de ele, espero que alguns de vocês virem fãs!

Por hoje é isso, leu alguma notícia relevante do mundo literário? Compartilhe com a gente aí nos recados.

E se o mundo não acabar, até domingo que vem!

O que rolou no Dose essa semana?