21 dezembro 2012

Livros Para ler Antes de o Mundo Acabar!!!

O mundo está para acabar e a ansiedade é grande! Muitos estocaram seus bunkers com mantimentos, muitos tiraram todo o dinheiro do banco e enfiaram em todos os colchões da casa, o desespero bateu, a galera correu e eu fiz o quê? Essa lista para vocês! Três livros clássicos (e pequenos) que podem ser lidos antes do mundo acabar! Começando com... 

A Mulher Mais Linda da Cidade - Charles Bukowski
Deixe-me tirar esse gosto amargo da realidade da minha boca, argh!

Para aqueles que estão tristes pensando em tudo que ainda não viram nesse mundo vasto, pensando em todos os lugares e pessoas fantásticas que sumirão com a chuva de meteoros que chegará ainda hoje, leia esse livro e pense novamente!

Bukowski teve uma vida tão difícil, mas tão difícil, que a palavra "fácil" não devia existir nem nos seus dicionários.  Sofreu desde a infância com seu pai perturbado e violento, uma mãe que nada fazia para defendê-lo, a pobreza, as mudanças, e as dificuldades dos bairros pobres de Los Angeles (pobres em Los Angeles?! Pois é, eles existem), etc. 

Ainda na adolescência, jovem Bukowski descobriu o álcool (e nunca mais o abandonaria) e a escrita (que ele também não abandonou. A maioria de suas obras são biográficas, pois Bukowski escrevia sempre do que conhecia, e ele só conhecia a desgraça, triste, mas verdade.

Portanto, se você está triste pensando em como esse mundo é lindo e como tudo vai acabar, leia esse livro e sinta-se aliviado!


O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald 
Dinheiro, festas, dinheiro, festas eeee tragédia!

Fitzgerald passou longos anos escrevendo e editando O Grande Gatsby. Tomou uma decisão consciente de mudar a sua escrita e se dedicar a editar seu livro em 1922, quando começou a escrever a obra, mas só conseguiu terminá-la em 1925, com a ajuda de seu editor.

O Grande Gatsby é um retrato da sociedade americana dos loucos anos '20. Nessa época os Estados Unidos passavam por sua melhor fase financeira. Os ricos enriqueciam cada vez mais, e todas as camadas da sociedade estavam comprando e gastando como loucas. Entretanto, tudo que é demais não faz bem, como mostra o livro de nosso querido Scott.

Se você gosta de história e sabe que tudo se repete, leia esse livro de Fitzgerald e não tenha dúvidas, se o mundo chegar a ter futuro, ele irá ser bem parecido com o passado. 


O Velho e o Mar - Ernest Hemingway


O último livro de Hemingway publicado antes de sua morte, O Velho e o Mar, conta a história de um senhor chamado Santiago que está passando por uma fase ruim e está há 84 dias sem pescar. Ele vai para o mar aberto atrás dos peixes que parecem fugir dele e acaba encontrando o maior de todos, e fica lutando para conseguir pescá-lo.

Calma, não contei o final da história. De qualquer forma, o que Hemingway buscou esclarecer nesse livro, com uma bela metáfora, é a luta do homem, o esforço que ele faz na sua vida para conseguir sobreviver às adversidades do mundo moderno. 

Então, se você quer refletir antes das 23h59 (e a chuva de meteoros), esse é um bom livro para fazer exatamente isso. 

Porém, se você, como eu, não acredita nessa baboseira toda de fim de mundo, coloque esses livros na sua lista de "preciso ler agora", leia esses e muitos, muitos mais!

Por: Gaby