07 dezembro 2012

Tag: Livros para ler antes do fim do mundo (por Michelle)

Dia desses eu descobri o vlog sensacional da Claire Scorzi. Posso dizer, sem ressalva alguma, que esse é o melhor vlog literário que temos aqui no Brasil. Ela fala dos clássicos de uma forma que você fica com vontade de ler todos imediatamente, seus vídeos são como aulas de literatura. Recomendo!

Mas enfim, vendo os vídeos dela eu me deparei com essa tag "Livros para ler antes do fim do mundo" e achei muito bacana. Basicamente, você tem que escolher cinco livros da sua estante, os quais você pretender ler antes do fim do mundo. Bom, espero que o mundo ainda demore um pouco para acabar, senão não dou conta de ler tudo. :)

Vamos aos meus escolhidos...


A Revolta de Atlas (Ayn Rand)

Quando eu admiro muito um artista eu costumo ler todas as entrevistas dele. Reparei que a cantora Chelsea Wolfe sempre fazia referência a livros em suas repostas. Segundo ela, a obra A Revolta de Atlas a inspirou durante a composição do disco Ἀποκάλυψις. Aproveitei uma promoção do Submarino e comprei o box com três livros. Mal posso esperar para ler todos de uma tacada só.

Ulysses (James Joyce)

Na faculdade muito se falava desse livro e eu lembro que muitos professores e pesquisadores afirmavam nunca terem lido a obra. Para mim, virou uma especíe de desafio pessoal lê-lo até o fim. Aproveitei uma promoção e comprei essa nova edição. Desafio para 2013.

Ana Karênina (Tolstói)

Como eu comentei acima, os vídeos da Claire me inspiraram muito na organização das minhas leituras para 2013. Então, comprei em um sebo essa edição bacana de Ana Karênina, pretendo lê-lo logo para poder ver as adaptações para o cinema.

Os Irmãos Karamázov (Dostoiévski)

No final de 2007 eu li a obra Crime e Castigo e decidi ler outros livros de Dostoiévski. Os Irmãos Karamázov estava na estante dos meus pais, então ele foi o escolhido. Confesso que comecei a lê-lo duas vezes e larguei a leitura. Mas pretendo em breve lê-lo de uma vez por todas!

O Evangelho Segundo Jesus Cristo (José Saramago)

Meu primeiro contato com Saramago foi através desse livro. Meu pai o comprou quando eu era nova e lembro de ter ficado intrigada com o título. Já li outras obras dele, mas esse ainda não. Está na lista de próximas leituras.

E vocês? Que livros pretendem ler antes do fim do mundo? :)