18 dezembro 2012

Very Short Stories


Sean Hill é um escritor que vive em Austin (Texas) e tem alguns poucos livros lançados. Hoje vou falar de um destes livros, chamado Very Short Stories.


"Ficção criativa que se encaixa em um post-it, mas pode mover os leitores com contos poderosos de amor, vida, morte e cotidiano. Nesta coleção única, o autor Sean Hill trabalha envolvendo centenas de histórias que evocam um romance inteiro em apenas uma ou duas frases. Às vezes tristes, muitas vezes bem-humorados e sempre criativos, estes contos tocam uma ampla gama de experiências de vida, romance, família e morte."

Basicamente, é isso. Por que é tão bacana? Porque em menos de 140 caracteres ele cria mundos inteiros. Você não consegue simplesmente ler e falar "ok". São histórias fortes e costumam fazer-nos pensar no que antecede ou segue ao momento relatado. Vou colocar aqui algumas das histórias que ele escreve:


Nana balançava em sua cadeira de balanço de madeira velha. "Timmy, você sempre foi o meu favorito", disse ela. Ele olhou para ela. "Nana, sou Bobby".

Trouxe para casa uma mula falante para impressionar minha família, mas ela tinha uma fala mansa. Ela rapidamente virou-os todos contra mim, tomando o meu lugar à mesa.

Palhaçada era profissão de Daryl, cozinhar era sua paixão. Stella achava que ele era perfeito. Ela gostava de rir e nunca aprendeu a cozinhar.

O relógio tinha pertencido ao meu avô, dado a ele pelo rei. Agora, eu o estava dando a meu filho, para que ele também pudesse ver a sua vida passando.

Rosas eram as flores favoritas de Jen. Mark usou o talão de cheques de Jen para comprar uma dúzia de rosas vermelhas. Ele as colocou ao lado dela no cimento molhado.

Com o passar dos anos, a coleção de jóias de minha esposa  cresceu. Uma peça para cada erro que eu cometi. Nosso segredo para um relacionamento duradouro. 

Sean criou o @veryshortstory, um feed do Twitter, onde ele interage com seus leitores e compartilha suas histórias de 140 caracteres. Para quem não usa muito o Twitter (tipo eu), ele tem também a página no Facebook Very Short Story que é atualizada junto com o microblog. Eu curto TODA VEZ.