Além da Fantástica Fábrica de Chocolates



Já ouviram falar de Roald Dahl? Pois bem, o famoso escritor das histórias infantis A Fantástica Fábrica de Chocolates (que eu AMO!) e Matilda (que eu AMO!²) também escrevia para adultos. Sua especialidade? Contos! Mais especificamente, contos de suspense e terror. 


Porque não basta fazer crianças terem pesadelos com Oompa Loompas, tenho que aterrorizar os adultos também!
Bem, confesso que não é nada surpreendente descobrir que Roald Dahl curtia o lado sombrio da literatura, afinal, ele inventou Oompa Loompas,

Você sempre detestou a cor laranja, mas não entendia porque? Aí está o motivo! Pode parar de fazer terapia.

...e a diretora da escola da Matilda, aquela pessoa adorável chamada Sra. Trunchbull (detalhe, trunch significa estaca e bull, touro. Olha que nome lindo!).

Merece ou não a capa da Playboy do mês que vem?
O conto mais famoso dele é o The Landlady, em português, A Senhoria. Um jovem rapaz de dezessete anos é enviado pelo seu chefe de Londres para Bath, uma cidade desconhecida para o inocente moço. Apesar de ser da maior cidade da Inglaterra, ele não desconfia de ninguém em Bath, até porque só escutou coisas boas sobre a cidade, então não tem motivos para desconfiar mesmo. 

Ele sai em busca de um hotel barato para passar a noite, e encontra uma pequena pousada de um senhora, e... E eu não vou contar o que acontece, pois vale a pena ler. Os contos de Roald são incríveis, eles prendem a sua atenção, apesar de não conterem nenhuma cena sangrenta de tortura ou algo parecido. Ele realmente queria que seus leitores usassem a imaginação e imaginassem o que aconteceria com a pessoa no conto. 

Apesar de não descrever a cena de horror, tudo em seus contos deixa claro o que vai acontecer. Ao longo de suas histórias, Dahl deixa pequenas dicas do futuro (curto e negro) do protagonista, e quando o leitor entende exatamente o que vai acontecer, é impossível não arregalar os olhos e torcer para que o protagonista fuja para as colinas. 

O bobinho de 17 anos e a versão feminina do personagem Coringa. Fala sério, esse sorriso é bizarro.

Infelizmente, não consigo encontrar uma tradução de A Senhoria para postar aqui, mas achei um livro em português, já falo sobre ele, com vários contos de Dahl.  Ele é um escritor talentoso independentemente do seu público final, infanto-juvenil ou adulto, vale a pena comprar, para quem puder.

Se quiserem dar uma espiada no conto que mencionei antes de comprar o livro, podem clicar aqui e ler The Landlady, mas eu acho que vale a pena mesmo comprar esse livro:


É o único que encontrei com contos em português de Roald, o preço é razoável (R$39), e dá para parcelar na Livraria Cultura (confesso que não busquei em outros, se acharem mais barato, por favor, me avisem). 

Enfim, espero que gostem dos contos e espero que comentem a opinião de vocês aqui no blog ou lá na nossa página no Facebook. Até a próxima!

Por: Gaby

Comentários

  1. Roald Dahl é a única razão de eu não ter descartado o livro A caverna dos magos; a antologia é medíocre, e só o conto dele, "O Desejo", salva o volume. Espetacular.
    Claire.

    ResponderExcluir
  2. Excelente, Gaby!

    Conheço Dahl através do "As Bruxas" (que virou filme de sessão da tarde de nome "Convenção das Bruxas"), e do gênero, é um dos meus preferidos. Minha filha adora esse livro também e todas as outras histórias de Roald Dahl!
    Não conhecia o lado "adulto" dele e te juro que fiquei curiosíssima para ler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)