13 janeiro 2013

Dose de Notícias #10



Olá pessoal!

Fim de domingo é aquele momento de dar uma descansada, se preparar para a semana que está vindo e ler as coisas que essa que vos escreve achou de bacana sobre livros pela rede. Vamos lá!


Particularmente eu gosto muito da coluna da jornalista e escritora Eliane Brum. Ela sempre traz questionamentos bem pertinentes e faz isso trazendo histórias verdadeiras. Sabe essas coisinhas que parecem ficção? Pois é! Na semana que passou ela publicou um belo texto sobre a Rosangela, uma moradora de rua de Porto Alegre que escreveu um livro e para não perdê-lo enterrou às margens do rio Guaíba. Leia, vale a pena!


O pessoal do blog O Espanador sempre está por dentro das novidades e sempre soltam umas “quentinhas” legais. Essa semana eles fizeram um texto só sobre os lançamentos que eles estão esperando para 2013. Eu sei, muitos livros para ler mas convenhamos, sempre vale a pena saber o que nos aguarda!


Hemingway pronto para dar umas bofetadas em jornalistas


Um livro que eu adoro são as Entrevistas da Paris Review, da Companhia das Letras. Tem de tudo lá mas o mais legal mesmo são as patadas que os escritores já deram a alguns entrevistadores para lá de sem noção. O Almir de Freitas, da Revista Bravo! mostra alguns trechos. Vale a pena!


Ah! As férias....e quem nunca sonhou poder sair de férias para lugares meio que como paraíso de livros? Bom, para quem pretender “gastar um tempo” nos Estados Unidos aqui vai uma lista de 10 cidades para os book lovers.


Kerouac por Allen Ginsberg





Esse pouco simpático senhor da foto ao lado é...Jack Kerouac, em 1964. Normalmente as fotos que circulam do escritor mostram o vigor da sua juventude, mas essa foto ao lado pertencia ao acervo pessoal de Allen Ginsberg e está em exposição em Nova Iorque. Você  pode ver 25 fotos comentadas no Flavorwire.












“Em Busca do Tempo Perdido” de Marcel Proust é uma dessas obras estilo Ulysses, A Montanha Mágica, Crime e Castigo e etc em que para se ler deve-se colocar como meta! Pois talvez 2013 seja o momento pois o primeiro livro da trilogia comemora 100 anos e muitas homenagens vem por ai. Confira nesse link.


Joel Robinson perdido no mundo dos escritores

Já ouviram falar do Joel Robinson? O cara tem se tornado um dos fotógrafos - e manipulador de imagens - mais cult da internet. Ele cria cenários fantásticos onde livros voam e xícaras de café são gigantes entre outras fofurices. Vale a pena conferir!


Os escritores Luiz Ruffato e Michel Laub foram essa semana no programa “Metrópolis” falar sobre as traduções dos nossos escritores lá fora e i que precisamos para que o mundo nos enxergue no campo literário. O vídeo abaixo ainda tem uma discussão entre um advogado e uma biógrafa sobre a obra censurada do Monteiro Lobato.




Em tempos de “tons de cinza” algumas editoras investem nos clássicos eróticos. A L&PM já divulgou que esse ano sai as sete reedições dos quadrinhos da Valentina, do Guido Crepax e ainda sai uma tradução para “A História de O”, que segundo muitas pessoas deixa os ciquentas tons de cinza bastante apagados. Aguardemos!

A Valentina de Guido Crepax

O McDonald's lançou uma campanha de livros infantis para os próximos dois anos, que vai “distribuir mais de 15 milhões de livros até o final de 2014” através de um vale de 1 libra oferecido nas caixas do McLanche Feliz. A oferta se chama “Leitores Felizes”, quem encararia aqui no Brasil?

Eu adoro o Woody Allen e vocês sabiam que ele escreve seus roteiros na mesma máquina de escrever há mais de sessenta anos? Pois é, foi a primeira que ele comprou e o acompanha até hoje! O Open Culture divulgou esse vídeo muito bacana que ele explica um pouco do seu processo de produção.



A Biblioteca de São Paulo promove todas as quintas-feiras de janeiro, das 16h às 17h, o Clube da Leitura. O programa de construção literária coletiva é dividido em duas etapas. Confira a programação


E para finalizar, uma lista de fotos de escritores curtindo a vida adoidados. Afinal, amantes de livros e escrita também levantam suas taças!


Dica de Blog: Se você for tão interessado quanto eu a na produção gráfica de capas de livros, o blog “Sobre Capas” do Samir Machado é obrigatório!

*Você pode ler outros textos meus sobre cinema, literatura, quadrinhos e contracultura no interrogAção

O que rolou no Dose essa semana?


Morte Súbita e Uma Breve Comparação