20 janeiro 2013

Dose de Notícias 11#



Olá pessoal, mais uma edição do nosso Dose de novidades, curiosidades e afins do mundo dos livros.



projeto da Bibliotech

E a semana foi marcada com a notícia da primeira biblioteca totalmente digital lá na terra do Tio Sam. A cidade de Bexar Country vai ter a Bibliotech, uma biblioteca onde os usuários vão emprestar e-readers que em duas semanas automaticamente fica inacessível fazendo ele voltar à biblioteca, além de oferecer computadores no espaço físico para leitura. A ideia não é “matar os livros” como se anuncia por aí, mas sim aumentar e estimular a leitura. Legal né? 




Já a Amazon está tentando mandar ver no Brasil e para ficar mais “próxima do público” montou um quiosque no Shopping Morumbi, em São Paulo. A ideia é de montar outros pelo país. Então, quem ficar curioso sobre o Kindle...passa lá!


Já que estamos falando de e-readers, o Kobo - aquele vendido na Livraria Cultura - lançou dois modelos novos no país, o Mini e o Glo. Enquanto no Natal os atendentes da livraria afirmaram veemente que nem tinham notícias de outros modelos - era um período propicio para vender - os modelos chegaram menos de um mês depois. Por isso digo, minha gente, se acalmem antes de querer comprar um aparelhinho desses! 

Um Kindle para Charles Dickens


E para fechar de um modo bacana o assunto dos e-readers, observe essa imagem acima. É uma versão física de “como explicar o que é um Kindle ao Charles Dickens”. O trabalho é da estudante de ilustração Rachel Wash que tinha que desenvolver algo que explicasse um um artefato tecnológico moderno a uma pessoa que viveu e morreu antes de 1900.

Parece livro....mas não é bem assim

Parece livro mas não é....A Out of Print Clothing (lojinha incrível) lançou modelos de capas para ipads, kindles e outros modelos de e-readers com capas clássicas de livros, olhem que belezura.


Ontem foi aniversário do Edgar Allan Poe como vocês leram aqui no blog. Abaixo um áudio do poeta beat William Borroughs lendo “Annabelle Lee” do mestre.





E não é que cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra comprovaram que poesia é muito mais útil ao cérebro humano do que livros de auto-ajuda! Lendo poesia o seu cérebro faz um esforço de compreensão muito maior do que algo com uma linguagem e sentido comum. Pois vamos ler poesia, minha gente!

A Arte & Letra é uma editora e livraria daqui de Curitiba que adora um trabalho manual. Veja esse vídeo e morra de amores com a nova coleção deles de livros clássicos FEITOS À MÃO! Perdoem o caps lock mas o trabalho é mesmo lindo. Eles estarão disponíveis a partir dessa quarta na loja e no site. Quem vai querer?




Somos obrigados a ler muita coisa na escola e ler por obrigação quase sempre acaba em empatia por certas obras. Mas convenhamos que tem muita obra clássica que guarda pérolas nos seus enredos. “O Cortiço”, de Aluisio Azevedo é uma delas, a obra conta de forma irônica a situação precária que já viviam as pessoas num Rio de Janeiro de inicio do século XX e 100 anos depois a obra continua sendo interessante segundo essa matéria da Folha.

Coleção Vagalume <3


E quem não lembra da Coleção Vagalume? No momento que li “O Cadáver Ouve Rádio” me tornei uma devoradora de livros, não sosseguei até ler todos da coleção. A galera do blog Espanadores conta sua relação com os livros e o que rola nos 40 anos que a coleção completa esse ano.






E por fim, uma entrevista bacana e rara do Vladimir Nabokov, autor de Lolita entre outros textos sensacionais de literatura e sobre literatura. Aliás, já devo ter falado mas se você entende um pouco de inglês o Brainpickings é obrigatório!













O que rolou no Dose essa semana?