27 janeiro 2013

Dose de Notícias #12



Bom fim de domingo à todos e todas, “bora” saber o que achei de legal no mundo dos livros essa semana? 

Hemingway e um de seus felinos.


Começando por gatos! Aliás gatos são sempre assunto por aqui, né? Essa semana mesmo a Mara Vanessa falou sobre eles e o escritor Marcelo Rubens Paiva também. Ele contou que os famosos gatos do Hemingway - gatos famosos por terem seis dedos - viraram patrimônio nacional. São cerca de 50 felinos que moram na 907 da Whitehead Street, em Old Town Key West, pequena ilha cercada pelo mar azul-turquesa da Flórida, na antiga casa casa feita de pedras nativas do escritor. Fofo, não?


Morrer - isso não se faz a um gato.

Porque o que pode fazer um gato
num apartamento vazio.
Escalar paredes.
Afagar-se contra os móveis. 
Parece que aqui nada mudou
contudo, as coisas estão diferentes
Que nada se moveu,
mas está tudo misturado.
E aquela lâmpada durante a noite já não arde.

Falando em gatos esse trecho acima é um poema lindo chamado “Um gato num apartamento vazio” da poetisa polonesa Wislawa Szymborska que hoje completa uma ano da sua morte. O poema foi feito quando seu amante morreu e ela não sabia como tratar a morte, resolveu escrever um poema do ponto de vista da gata que ele deixou. Você pode ler mais sobre ela aqui e digo mais, leia a poesia dela!


Em se tratando de Big Brother podemos ficar somente com o ótimo livro de George Orwell mas pensemos um pouco, e se os confinados lá, com todo aquele ócio na beira da piscina lessem um pouco? Que livros você recomendaria? Os escritores Luiz Bras e Joca Terron fizeram uma lista bem legal! Veja e digam o que acha:

imagem publicada na Folha.


Um assunto polêmico e que gerou ansiedades esa semana foi a estreia do documentário Google and World Brain, no Festival de Sundance. O doc debate o faraônico trabalho do Google de digitalizar TODOS os livros do mundo. Bom, ruim, quem ganha? Só vendo para saber. O Sérgio Rodrigues do Todoprosa comenta e você vê o trailer aqui embaixo.




Imaginem...sim esse é o David Lynch
Ah! a eterna discussão do livro e o filme. E se em um mundo perfeito os fãs de determinado livro pudessem escolher quais diretores deveriam dirigir as adaptações? O genial flavorwire indica e explica!


“Alice começava a sentir‑se muito cansada por estar sentada no banco. Pegou seu iPhone e jogou Angry Birds pelas três horas seguintes.” (Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll)

Qual a estranheza desse trecho? Um americano engraçadinho resolveu trazer para o contemporâneo trechos de livros clássicos. O Almir de Freitas falou sobre ele aqui e ainda resolveu fazer o mesmo com trechos clássicos brasileiro aqui. E você, escolheria qual?

Fãs de ficção científica abram seus blocos de notas e anotem: uma lista linda de 50 (ciiinqueeenta!) títulos essencias do gênero!


Falando em adaptações para o cinema, uma listinha do que há de mais esperado para 2013. Mais motivos para aumentar a lista de metas desse ano....

“O hábito de escrever para os meus próprios olhos só pode ser uma boa prática. Relaxa os ligamentos” (Virginia Woolf)



E para finalizar dois achados do Brain Pickings: Virginia Woolf - que foi a aniversariante da semana - escrevendo sobre a beleza de se manter um diário para si próprio.


E Vladimir Nabokov, autor de Lolita e também prolífico na área de estudos literários, sobre “O que faz um leitor um bom leitor”. Abaixo traduzi livremente os “10 deveres de um leitor” segundo ele:

  1. O leitor deve pertencer a um clube do livro.
  2. O leitor deve identificar-se com o herói ou heroína.
  3. O leitor deve se concentrar no ângulo econômico-social.
  4. O leitor deve preferir uma história de ação e diálogo do que um sem nada disso
  5. O leitor deve ter visto o livro em um filme.
  6. O leitor deve ser um escritor iniciante.
  7. O leitor deve ter imaginação.
  8. O leitor deve ter memória.
  9. O leitor deve ter um dicionário.
  10. O leitor deve ter algum sentido artístico.

É isso pessoal, espero que tenham gostado. Comentem e compartilhem suas curiosidades :)

O que rolou no Dose essa semana?