05 janeiro 2013

Metas de leitura para 2013

Quando comecei a pensar nos livros que tenho que ler este ano, não imaginei que fazer uma lista dessas seria tão difícil:
1º Porque tenho muitos livros para ler.
2º Indecisão sobre a sequência e quais escolher dentre tantos livros na estante.
3º E o tempo para ler?
Ok, é um exagero da minha parte, não preciso ler por obrigação, pois tempo não é desculpa para indecisão!  (pelo menos nesse caso). Como disse Renato Russo em uma música "temos todo o tempo do mundo".
Bom, não vou competir comigo mesma, não vou tentar superar números porque quero ler com e por sentimento. 
Em 2012, eu não tive muitos critérios de leitura, segui indicações de amigos e minha própria intuição. Esse ano não será muito diferente, vou priorizar os livros que ganhei de presente e os que comprei na Bienal do Livro de 2012, e o resto será por intuição. (rs)

Leituras para 2013


Três primeiros livros das Crônicas de Gelo e Fogo

- Crônicas de Gelo e Fogo (1, 2 e 3) de George R. R. Martin
Comprei o box com os 3 primeiros livros no final de 2011 e comecei a ler no início de 2012, mas confesso que o tamanho dos livros me "assustou" e fiquei pensando que eu demoraria (e vou demorar) algum tempo para lê-los enquanto eu tinha tantos outros livros que estava curiosa para ler. 

Clássicos Estrangeiros

- Clássicos: Como são a maioria que tenho em minha estante, vou continuar me dedicando a eles. Estou com muita vontade de ler "Diário de um Sedutor" de Sören Kierkegaard que ganhei no amigo secreto do Dose Literária. E também "O Amante de Lady Chartterley" (que comprei na Bienal do Livro de 2012) e "Mulheres Apaixonadas" de David H. Lawrence, "Oliver Twist" de Charles Dickens (em português), "Fumaça" de Turguiniev e contos de Tchekov.

Talvez embarcar na "Grande Arte" de Rubem Fonseca.

- Brasileiros: Felizmente a lista de autores brasileiros está aumentando na minha estante, este ano optei por ler "A Riqueza do Mundo" de Lya Luft que foi presente de aniversário da querida amiga Mara Vanessa
"A Paixão Segundo G.H" de Clarice Lispector (Bienal deste ano), "Fragmentos" de Caio Fernando de Abreu.
Dúvida cruel: qual livro de Llosa vou ler primeiro? 

- Contemporâneos estrangeiros: Conhecer Jorge Luis Borges com "O Livro de Areia", ler pelo menos mais um livro de Mario Vargas Llosa, Misto Quente de Bukowski também comprado na Bienal e claro, 1984 de George Orwell (que ganhei de aniversário das meninas do Dose Literária) e Delta de Vênus de Anais Nïn.

Policiais/Suspense e clássicos em inglês

- Policiais/Suspense: pretendo ler pelo menos um livro de Agatha Christie, O Gato do Brasil de C.Doyle e os livretos de Edgar Allan Poe (que já foi sorteado aqui) e Lovecraft. 
- Inglês: Necessito ler pelo menos 2 livros em inglês esse ano, urgentemente! (rs). Vou ler "The Death of Ivan Illytch" de Tolstói porque em russo é que não dá pra ler, né? rs (ganhei da amiga Michelle). "Macbeth" de Shakespeare é um grande candidato e/ou Aesop's Fables

E se tiver mais um tempinho...

Machado e diversos

Quem sabe me auto desafio lendo algo do Machado de Assis? Sim, vou me esforçar.
Pretendo ler sobre viagens e cães também.

**

Na verdade, esses livros são apenas alguns dos muitos que tenho aqui para ler e espero ler até mais do que citei aqui.
A medida que eu for lendo, tentarei comentar sobre os livros por aqui. Gostaria de pedir uma sugestão, qual livro devo começar a ler? Vamos lá gente! Me ajudem com essas listas e metas para 2013, por favor! (rs).

Aproveitando, desejo um feliz ano novo a vocês leitores e parceiros do blog e que o ano seja repleto de livros, conhecimento e sucesso para todos nós!

Até a próxima e aguardo sugestões!
P.S: Desculpem pelas fotos toscas, é que quis deixar o post mais pessoal.