25 janeiro 2013

William S. Burroughs

William S. Burroughs, ao lado de Jack Kerouac e Allen Ginsberg formaram o que pode ser chamada de "santa trindade" da Geração Beat. Já falei um pouco sobre Burroughs nesse post.


Nosso parceiro e colaborador aqui do Dose, João Pinheiro, está com um novo projeto muito bacana, um site com diversas informações e curiosidades a respeito de William S. Burroughs. Enquanto o site não vai ao ar, confira algumas das curiosidades a respeito da vida deste excêntrico escritor.

1) William S. Burroughs usou sua primeira arma aos 8 anos e foi apresentado ao ópio pelo caseiro da família. Estudou Medicina na Europa e lá se casou com uma mulher judia, para que ela obtivesse um visto e pudesse fugir da ocupação nazista. Eles se divorciaram, mas continuaram bons amigos.


2) Burroughs conheceu sua futura esposa, Joan, através de Kerouac. Depois de alguns anos, ele a assassinou acidentalmente durante uma "brincadeira", mas nunca foi condenado. Eles tiveram apenas um filho.

3) Depois de ser publicado nos EUA em 1962, Almoço Nu foi oficialmente declarado obsceno pela Comunidade de Massachusetts. Allen Ginsberg e Norman Mailer testemunharam em defesa do livro. Essa foi a última grande audiência contra literatura nos EUA.


4) Burroughs era apaixonado por armas, sempre carregava uma, mesmo quando ia dormir. Sua outra grande paixão eram os gatos, chegou a escrever um livro chamado O Gato por Dentro.

Quer saber mais informações sobre Burroughs? Fiquei de olho no site Bill que logo estará no ar.


Este post foi traduzido e inspirado deste texto.