2º Livros em Pauta - editora Andross (Parte II)

Continuando os relatos sobre o evento literário Livros em Pauta que aconteceu no dia 19/01/2013 em São Paulo. A primeira parte você pode ver aqui.

Lançamento de Livros
As 15h ainda no saguão os visitantes acompanharam o lançamento dos livros: Sopa de Letras, Quimera , Névoa, Corações Entrelaçados e O Segredo da Crisálida II, todos da editora Andross.


Autores posando para foto.

Ao mesmo tempo no auditório estava acontecendo o debate "O boom dos blogs literários - há seriedade em meio à boa vontade de se divulgar literatura?" com a participação de Walter Tierno (jornalista, escritor, ilustrador e colaborador do blog Psychobooks), Danilo Leonardi do vlog Cabine Literária, Milena Cherubim (blogueira), Tatiany Leite (analista de comunicação da editora LeYa) e Eduardo Marchiori (jornalista e colaborador do site Meu Herói).

Eduardo Marchiori como mediador.

A mediação ficou por conta de Eduardo Marchiori que iniciou a discussão com perguntas referentes a pesquisas e estatísticas do público literário no Brasil.
Os blogueiros deram opiniões e contaram “causos” sobre o mundo dos blogs literários, autores e editoras.  Tatiany (da LeYa) explicou e opinou sobre os critérios de escolhas de blogs para parceriaNa minha opinião, se tratando de editora/blogs  - o que deve ser levado em consideração é se o conteúdo do blog é de qualidade.  Comentários e seguidores? Não acho que isso deve influenciar na escolha de blogs para parceria, pois muitas pessoas leem o blog mas não comentam, muitas pessoas leem no trabalho, na escola, através do e-mail e celular, na correria do dia-a-dia nem sempre dá tempo deixar comentários em todos os blogs.
Outra questão abordada é se blogueiros são formadores de opinião. Sim, eu concordo que são, pois estamos expostos ao público e independente do assunto do blog, sempre haverá algum leitor e consequentemente poderá ser influenciado por sua opinião.  No caso de resenhas literárias, isso depende de pessoa para pessoa. Há quem goste de ler muitas resenhas e opiniões a respeito de um livro antes de lê-lo , já outras pessoas preferem ler comentários após a leitura. E tem as pessoas que procuram blogs e sites específicos do gênero literário que gostam. Algumas pessoas já comentaram comigo que retomaram a leitura de livros porque leem o blog e outras já me disseram que começaram a ler por causa do Dose Literária também.
O debate foi descontraído, algumas pessoas da platéia fizeram comentários e perguntas o que enriqueceu ainda mais a discussão. 

Walter,  Danilo e Milena antes do debate.

Por fim, assisti a palestra: “Do original à versão final – Como funciona o trabalho de revisores, tradutores e preparadores de originais” com Kyanja Lee (avaliadora de livros), Sandra Garcia Cortés (revisora e tradutora) e Petê Rissatti (tradutor).


Sandra, Petê e Kyanja

Eles falaram da profissão e formação, curiosidades e responderam as perguntas do público. Essa palestra me deu ainda mais vontade de seguir na área da tradução. Toda profissão tem seus altos e baixos, mas se você é um bom profissional, as dificuldades são superadas.

A 2ª edição do Livros em Pauta em São Paulo, foi um sucesso e muito bem organizado. Estou realmente ansiosa pela 3ª edição e espero encontrar os leitores e amigos do Dose Literária por lá na próxima vez!
Mais uma vez agradecemos o convite da editora Andross e parceiros.

Até a próxima!

Posts relacionados:

2º Evento Literário GRATUITO - Andross Editora

Comentários

  1. Ai, como eu queria ter ido!!! No próximo não falto, de maneira nenhuma.
    Sou da mesma opinião, Pat. Infelizmente algumas editoras tem essa exigência quanto a parceria, ter mais de 300 seguidores no blog, estar mais de 6 meses em atividade, enfim, sequer vêem a qualidade dos textos, e o conteúdo em si. Quem perde são elas mesmos.
    Nós que estamos habituadas a visitar outros blogs literários, sabemos que um depende do outro para comentar, visitar e seguir, e torna-se até um círculo vicioso.
    O leitor de verdade, aquele que não é blogueiro, que segue e lê o blog pelo conteúdo que possui, que é o verdadeiro consumidor, que compra e lê os livros indicados e resenhados, estes estão cansados de ver as mesmas resenhas, dos mesmos livros, se não houver conteúdo diversificado e inteligente, os leitores nem voltam mais.
    Acho que o blogueiro que escreve sobre livros e literatura deve fazê-lo por amor, com prazer, e não somente em busca de parceria, livros gratuitos, que é o que vem acontecendo muito nos últimos tempos.

    Nem preciso dizer que adorei esse post, né? :)
    Ah, preciso!?
    ADOREI esse post! ^.^

    E que venham mais eventos literários bacanas assim. :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Bem vindo(a) ao Dose Literária.
Agradecemos seu comentário e tentaremos responde-lo assim que possível ;)