27 fevereiro 2013

Artistas Plásticos da Literatura: escritores que atuaram nas artes plásticas

Alguns como William Blake e Sylvia Plath exibiram seus quadros em galerias. Outros, como Kafka e Clarice Lispector, dedidcaram-se às artes plásticas para escapar das limitações das palavras.  Há também os que ilustravam suas obras como Saint-Exupery, Lewis Carroll e J.R.R Tolkien. Ah! Dostoiévski  também decorava seus manuscritos com retratos, cenas e detalhes arquitetônicos.
Não entrarei em detalhes quanto ao tipo de arte ou material usado nas pinturas, selecionei somente as obras de alguns dos escritores que conheço.

Clarice Lispector

Medo - Clarice Lispector

"Neste quadro Medo eu conseguira pôr para fora de mim, quem sabe se magicamente, todo o medo-pânico de um ser no mundo. É uma tela pintada de preto tendo mais ou menos ao centro uma mancha terrivelmente amarelo-escuro e no meio uma nervura vermelha, preta e de amarelo-ouro. Parece uma boca sem dentes tentando gritar e não conseguindo. Perto dessa massa amarela, em cima do preto, duas manchas totalmente brancas que são talvez a promessa de um alívio. Faz mal olhar para este quadro." - Clarice Lispector.


Goethe


Paisagem de Colinas, à bico de pena - Johann  Wolfgang Von Goethe (1787)


David Herbert Lawrence


Dandelions - D.H Lawrence

Além de suas obras literárias, as pinturas de D. H. Lawrence também foram banidas e consideradas escandalosas por envolver nudez e alguns atos "obscenos".
Em 15 de junho de 1929, a Galeria Warren em Londres organizou uma exposição com as pinturas de Lawrence. A exposição foi considerada "grosseira e repugnante" pela imprensa britânica e a polícia apreendeu 13 pinturas incluindo a obra "Leda e o Cisne" (abaixo).

Leda e o Cisne - D. H. Lawrence


Fonte: