15 fevereiro 2013

O Sobrado da Rua Velha (Jeremias Soares) + Sorteio

Um bom livro de terror é aquele que prende a sua atenção desde o início e mostra uma tensão crescente. O Sobrado da Rua Velha é exatamente assim. Em seu romance de estréia, Jeremias Soares nos mostra os estranhos acontecimentos que cercaram a família Selbach durante sua estadia na Rua Velha, no Rio Grande do Sul.

Os estranhos acontecimentos se iniciaram quando Cinara Selbach e seu marido Orlando faleceram em um estranho acidente de carro. Algum tempo antes, o filho mais velho deles havia falecido na casa em que moravam, na Rua Velha. Alguns anos depois, Joel Selbach, irmão de Cinara, se muda com toda a família para o mesmo sobrado. Samuel, filho mais novo de Cinara, se mudou com a família. 

Em poucas páginas o clima de tensão já é construído. Acontecem pequenos incidentes na casa que eles preferem ignorar. Aos poucos conhecemos um pouco do passado dos personagens, inclusive a respeito de um sequestro que a esposa de Joel sofreu no passado. Samuel parece ser o mais sensível aos acontecimentos e relata que teve contato com seu falecido irmão. Dessa forma, o terror toma conta de todos os habitantes, até que começam a acontecer coisas muito piores.

Não há nada de novo no enredo, é bastante parecido com clássicos do terror como Horror em Amityville, mas isso não é um ponto negativo. Houve uma certa saturação no gênero terror e é muito bom encontrar um livro que lembre os grandes clássicos dos anos 70 e 80. A escrita de Jeremias é bastante fluída e nos envolve em poucas páginas. Também destaco a diagramação e revisão, que estão muito boas para um livro de estréia. Recomendo a leitura não apenas para fãs de terror, mas também para aqueles que querem conhecer um pouco mais na literatura nacional, que está repleta de bons autores.

O autor do livro, Jeremias Soares, disponibilizou um exemplar para sorteio. Para participar, basta preencher o formulário abaixo, ter endereço no Brasil e você já estará automaticamente concorrendo. O sorteio acontecerá no dia 28/02. Boa sorte!

Sorteio encerrado.

Para conhecer mais sobre o livro O Sobrado da Rua Velha, visite o blog de Jeremias Soares.