14 fevereiro 2013

Os mais memoráveis inícios de livros

Não me contento em somente ler o livro, anotar no caderninho, no skoob e escrever sobre ele depois, tenho também que anotar em folhas soltas meus trechos preferidos, ou marcá-los com post-it para revivê-los quando pegá-lo novamente da estante.
Inspirada no post do Paulo do Oficina Literária (ótimo conteúdo, visitem!), transcrevo aqui os melhores inícios de livros que li. Será que temos algum destes títulos em comum?

A Mulher Mais Linda da Cidade - Charles Bukowski


"Das 5 irmãs, Cass era a mais moça e a mais bela. E a mais linda mulher da cidade. Mestiça de índia, de corpo flexível, estranho, sinuoso que nem cobra e fogoso como os olhos: um fogaréu vivo ambulante. Espírito impaciente para romper o molde incapaz de retê-lo".


Discurso do Método - Descartes


"O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo os mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que o têm."


A Metamorfose - Franz Kafka


"Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso."


O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. Salinger


"Se querem mesmo ouvir o que aconteceu, a primeira coisa que vão querer saber é onde eu nasci, como passei a porcaria da minha infância, e o que meus pais faziam antes que eu nascesse, e toda essa lenga-lenga tipo David Copperfield, mas, para dizer a verdade, não estou com vontade de falar sobre isso."


Lolita - Vladmir Nabokov


"Lolita, luz da minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta."


O Futuro de Uma Ilusão - Sigmund Freud


"Quando alguém viveu um bom tempo em determinada cultura e fez esforços frequentes no estudo de suas origens e do percurso de seu desenvolvimento, chega o dia em que também sente a tentação de voltar o olhar na outra direção e perguntar qual o destino que guarda essa cultura e por quais transformações ela está destinada a passar."


Medo e Delírio em Las Vegas - Hunter S. Thompson


"Estávamos em um lugar perto de Barstow, à beira do deserto, quando as drogas começaram a fazer efeito. Lembro que falei algo como "estou meio tonto; acho melhor você dirigir..."


Memória de Minhas Putas Tristes - Gabriel Garcia Márquez


"No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem. Lembrei de Rosa Cabarcas, a dona de uma casa clandestina que costumava avisar aos seus bons clientes quando tinha alguma novidade disponível."


Clube da Luta - Chuck Palahniuk


"Primeiro Tyler me arruma um emprego de garçom, depois enfia um revólver na minha boca e diz que o primeiro passo para a vida eterna é morrer."


A Hora da Estrela - Clarice Lispector


"Tudo no mundo começa com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou."


Pergunte ao Pó - John Fante


"Uma noite, eu estava sentado na cama do meu quarto de hotel, em Bunker Hill, bem no meio de Los Angeles. Era uma noite importante na minha vida, porque eu precisava tomar uma decisão quanto ao hotel. Ou eu pagava ou eu saía: era o que dizia o bilhete, o bilhete que a senhoria havia colocado debaixo da minha porta. Um grande problema, que merecia atenção aguda. Eu o resolvi apagando a luz e indo para a cama."


Só pelo começo já dá vontade de ler o livro inteiro, né?
Ficaram muitos de fora, aliás, Charles Bukowski tem sempre as melhores introduções de livros, ever.

E os seus trechos preferidos, quais são? Transcrevam nos comentários, compartilhem conosco!

Alguns dos títulos citados tiveram resenhas aqui:
A cachaça que fez efeito: Charles Bukowski (por Mara Vanessa)
Medo e Delírio em Las Vegas - Hunter S. Thompson (por Eni Miranda)
O Futuro de Uma Ilusão - Sigmund Freud (por Eni Miranda)
1001 Livros: A Hora da Estrela (por Eni Miranda)
O livro que mudou minha vida: Pergunte ao Pó (por Mara Vanessa)
Clube da Luta - Chuck Palahniuk [7 livros em 7 dias] (por Eni Miranda)
Memória de Minhas Putas Tristes - Gabriel García Márquez [7livros em 7 dias] (por Eni Miranda)
1001 Livros: Lolita (por Patricia Oliveira)