18 março 2013

O "Lado Fã" de Autores Famosos

Pois é, pessoal, todo autor foi criança e adolescente um dia, todo autor teve seus ídolos e surpreendentemente muitos autores expressavam sua paixão como fãs em forma de cartas! 

Virginia Woolf

Aliás, Virginia Woolf não somente era fã do escritor de ficção científica Olaf Stapledon, eles se tornaram amigos e trocavam cartas sempre! A estranha amizade literária a inspirava, e Stapledon tentava fazer com que Woolf caminhasse mais para o lado da ficção científica. 

"...eu entendi o bastante para me interessar, e me entusiasmar também, já que às vezes me parece que você capta ideias que eu tentei expressar, de forma um pouco confusa, na ficção. Entretanto, você foi muito além disso, e posso apenas invejá-lo - o que se faz em relação aqueles que atingiram o objetivo que outros desejavam atingir." (de Woolf para Stapledon em 1937)
Esse é um pedaço de uma carta que ela escreveu para Olaf após ler um de seus livros, e, como podem ver, Virginia achava que seu amigo escritor era mais eloquente do que ela, e passava suas ideias com maior clareza. Imagina o quanto ela não o admirava!

Charles Dickens

Charles Dickens adorava o trabalho de George Eliot, pseudônimo de Mary Ann Evans. Ele chegou a recomendar suas obras para amigos lerem, e insistia que Eliot escrevesse algo para uma revista da época, a All Year Round.  
"Os dois primeiros contos do livro que tivera a gentileza de enviar-me pelo Sr. Blackwood me afetaram de tal maneira que espero que me perdoe por escrever essa carta para expressar minha admiração do mérito que possuem. A incrível beleza e qualidade [...] dessas histórias, nunca vi nada igual: e me impressionaram de forma que não conseguiria explicar para o senhor, mesmo se eu tivesse a impertinência de tentar." (de Dickens para Eliot em 1858)
Sentimos muito, Dickens, mas sua ídola não te admirava nem um pouquinho. Mary achava seus livros superficiais, caracterizados pelo que ela chamava de "falsa psicologia" (ouch!). 

E agora, minha carta favorita...


George R.R. Martin
martin

Para quem o famoso e fenomenal George R.R. Martin escreveu sua carta? Oras, ninguém menos ninguém mais que Stan Lee! E o melhor de tudo: ele escreveu a carta quando tinha 16 anos! 

"Queridos Stan e Don (Don Heck, o desenhista),
Depois de receber e ler Fantastic Four #32 e Avengers #9, eu finalmente decidi banhar os dois em bronze e colocá-los em um pedestal no meio da minha sala de estar. Apesar de FF ser "A Melhor História em Quadrinhos do Mundo", eu devo admitir que em certas ocasiões Avengers #9 foi (um pouco) o melhor entre os dois. Isso não quer dizer que FF não foi excelente, mas sim que Avengers #9 foi, er, vamos dizer, de tirar o fôlego. Que história! Foi além das palavras; o ritmo rápido da ação, a caracterização sólida, e aquele final magnífico deu aquele extra "uau" e catapultou a história para a categoria "incrível". Stan, velho garoto, pode acrescentar outro ponto para você por ter feito essa obra de arte.
George R.R. Martin"
Essa carta é fantástica ou não? 

Bem, pessoal, espero que tenham gostado de ver o "lado fã" desses autores, provando que eles são, bem, humanos, meros mortais como todos nós! Por hoje é só e até a próxima.

Por: Gaby