19 março 2013

Organizando a estante por cores

Esse fim de semana fiquei olhando pra estante vários minutos, pensando no que poderia estar errado, e percebi que ela estava entediante. O que então eu podia fazer pra deixar ela mais agradável aos olhos? Organizar. Por cores.



Não tenho foto do antes, porque quando pensei que isso daria um post, os livros já estavam espalhados pelo chão, então vou apenas dizer mais ou menos como ela estava organizada. São 4 prateleiras:

- a primeira de cima pra baixo tinha poesia, clássicos e um outro contemporâneo (não tenho muitos);
- a segunda tinha livros de terror;
- a terceira tinha minha coleção de Poe e de King;
- a quarta tinha "A Torre Negra", do King (7 livros enormes) + livros de ocultismo e filosofia, coleção do Nietzsche, etc.


Quando tirei a foto ao lado, achei que o serviço já estava concluído. Hahahahaha! Doce ilusão. Isso é apenas o primeiro passo: separar por cores.


Quando comecei a colocá-los na estante que vi que o buraco era mais embaixo. Não basta eu ter uma pilha de azul, outra de vermelho, outra de verde e outra de amarelo. A transição de uma cor pra outra é muito importante, e a escolha de "que cor vai levar a que cor", também. Então eu vi que, em uma simples pilha de livros azuis, eu teria que fazer uma transição do mais claro pro mais escuro, e repetir com todas as outras cores.




Vejam como estava de qualquer jeito e como ficou:

À direta: transição suave de tons, do mais claro ao mais escuro.

Percebi também que eu precisaria fazer a transição correta de cores pra dar aquele efeito de arco-íris, então organizei da seguinte forma:

branco > cinza > azul > roxo > verde > amarelo > vermelho > marrom > 
preto, preto, preto.


Eu tenho muitos livros pretos (porque muitos dos livros de terror têm a capa ou preta ou vermelha), então eu decidi separar os pretos por cor secundária de lombada (a cor da tipografia, no caso), e ficou assim:

preto com vermelho  > preto com amarelo > preto com branco

É óbvio que depois de ter fotografado, percebi diversos livros que estavam fora do lugar, mas já arrumei, viu? 

No fim das contas a estante ficou assim:




E, pra alegrar a minha vida, o único livro que ficou fora da estante foi devidamente devorado pela minha cachorra, a Mel, essa gracinha da foto. Acabei fazendo um #dogshaming pra ela ficar famosa na web. (tem vários dogshamings sensacionais nesse link aqui, se você souber ler em inglês, é uma gracinha.)



O que vocês acharam? Antes que alguém venha perguntar, eu não ligo de ter que passar alguns minutos a mais pra achar determinado livro, primeiro porque eu costumo ter a imagem clara do livro que preciso na minha cabeça, da capa à lombada, e segundo porque 2 minutinhos olhando essa estante (que ficou uma tetéia, digam aí), não vão me matar. :)

Os próximos livros que eu for comprar, vou tentar encontrar edições nas cores laranja, rosa e roxo, que percebi que fizeram falta na estante. Você se arriscaria a fazer? Se fizer, me mostra?

:)