06 março 2013

Semana da Mulher - Aliena de Shiring



A personagem que escolhi para esta semana da mulher é do livro Os Pilares da Terra considerado best-seller e que foi escrito pelo famoso autor Ken Follett e que é um dos meus favoritos. 
Antes de falar de Aliena de Shiring ou Lady Aliena, é preciso comentar sobre o livro e o contexto histórico em que a narrativa se passa.

Aliena (Hayley Atwell) 
Os Pilares da Terra tem como foco a construção da catedral de Kingsbridge na Inglaterra, século XII. 
O destino de vários personagens de diferentes classes sociais estão associados à ambiciosa construção da catedral e a guerra pelo trono da Inglaterra entre a rainha Matilde e seu primo usurpador Estevão. 
Lady Aliena é filha do conde Bartolomeu de Shiring, que estava prometida em casamento com o primogênito da poderosa família Hamsleigh, mas recusou-se a casar e seu pai respeitou a decisão da filha. 
Os ambiciosos Hamsleigh ficaram inconformados com a ruptura do noivado, pois com o casamento a família teria direito sobre Shiring, a cidade que estava crescendo e trazia muito lucro à coroa e aos nobres. Foi então que planejaram e executaram um golpe político com a ajuda do ambicioso Bispo Waleran, condenando Bartolomeu a forca e a morte. 
Com o golpe e a morte do pai, Aliena e seu irmão mais novo perdem tudo para a Igreja e a família Hamsleigh, além disso, Aliena é violentada pelo seu ex-noivo que também a prende em casa. Apesar de todo o sofrimento, ela consegue fugir com o irmão para a vila de Kingsbrigde onde seu destino se cruza com a família do humilde Tom Construtor e seu enteado Jack.

Adaptação de Os Pilares da Terra para a TV pela Starz - 2010.
Mas a pergunta que não quer calar: Patrícia, por que diabos Aliena é uma personagem digna de ter um posto na semana da mulher?

Aliena é uma mulher inteligente e de personalidade forte no tempo em que mulheres não tinham direito algum sobre suas próprias vidas e apesar de ter perdido tudo, batalhou e trabalhou para conseguir tudo o que perdeu, inclusive o seu título. É apaixonada e apaixonante em todas as suas atitudes. É possível observar o amadurecimento da personagem ao longo da história.

Ok, nenhuma novidade aqui porque existem milhares de personagens com o mesmo perfil de Aliena, mas que uma a mais não faz mal a ninguém, né? Principalmente se for para nos inspirar a lutar e não desistir de nossos ideais apesar de todas as adversidades.

O livro tem uma adaptação de 2010 como uma série de TV e a atriz escolhida para interpretar Aliena foi (a linda!) Hayley Atwell que transmitiu maravilhosamente bem a fúria e a paixão da personagem.

Fico por aqui e espero ter instigado pelo menos os fãs de romances históricos para lerem Os Pilares da Terra e conhecer Aliena mais a fundo.

Parabéns a todas as mulheres!